Dólar oscila e Ibovespa recua: feriados americanos trazem queda no volume

Com dólar oscilando e Ibovespa em recuo, o mercado respondeu consentindo em evitar a inadimplência da dívida dos Estados Unidos.

A Ibovespa, que é o principal indicador do mercado de ações, opera em baixo por conta da oscilação do dólar nesta segunda-feira (29), com volumes reduzidos no exterior devido aos feriados nos Estados Unidos e Reino Unido, enquanto investidores repassaram a operação para evitar um calote na dívida do governo.

Para deixar você atualizado, às 11h10 de hoje, o índice Ibovespa caiu 0,45%, a 110.409, e o dólar subia 0,2%, a 4,9979 reais.

“Com o feriado norte-americano, tem pouca liquidez, então o mercado externo sofre o impacto, fica um pouco mais lento”, afirmou à Reuters Anilson Moretti, sócio da HCI Invest e planejador financeiro pela Planejar sobre a oscilação da divisa norte-americana que aconteceu hoje de manhã.

Saiba mais sobre o acordo dos EUA que podem impactar na Ibovespa

Alguns participantes do mercado mostram alívio depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, finalizou um acordo orçamentário com o presidente da câmera, Kevin McCarthy, no domingo, para aumentar o teto da dívida em US$ 31,4 trilhões até 1º de janeiro de 2025.

No entanto, Moretti alertou que há uma certa frustração entre os investidores com o atraso nas negociações da dívida alçando sérias inquietações sobre a possibilidade de um calote catastrófico dos títulos dos Estados Unidos.

Biden disse que o acordo está pronto para ir ao congresso para votação.“Isso tira a ameaça de calote catastrófico da mesa, protege nossa recuperação econômica histórica e suada”, afirmou Biden a repórteres presentes na Casa Branca.

Caso o acordo seja aprovado, isso evitará que o governo dos Estados Unidos dê um calote em sua dívida e foi realizado após algumas semanas difíceis de negociações. Ele terá que passar por um Congresso dividido até o dia 5 de junho, quando o Tesouro dos Estados Unidos diz que não terá dinheiro para cumprir todas as suas obrigações.

A medida aumentará o teto da dívida até 1º de janeiro de 2025, limitará os gastos nos orçamentos de 2024 e 2025, recuperará fundos COVID não aplicados, acelerará o processo de aprovação de alguns projetos de energia e incluirá pré-requisitos de trabalho adicionais para programas de ajuda alimentar para pessoas dos Estados Unidos mais necessitados.

Continue acompanhando mais informações sobre o dólar e a Ibovespa diariamente. Eles são fundamentais para todos os mercados financeiros no mundo, incluindo o Brasil.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

atualizada da Ibovespacomo está a cotação do dólarcomo está a Ibovespa hojedolarIbovespa