‘Dólar Catar’ e ‘Dólar Coldplay’: Entenda o câmbio argentino

'Dólar Catar' e 'Dólar Coldplay'. Novas moedas passaram a valer, com o objetivo de manter as reservas internacionais do banco central do país.

‘Dólar Catar’ e ‘Dólar Coldplay’. Novas moedas passaram a valer, com o objetivo de manter as reservas internacionais do banco central do país.

Diante da grave crise econômica que atingiu a Argentina, o Ministério da Economia do país criou duas novas taxas de câmbio, batizadas de “Dólar Catar” e “Dólar Coldplay”.

Nesse aspecto, o objetivo do governo em tomar tal ação é manter suas reservas internacionais de moeda americana e tentar evitar a saída de dólares e aumentar os ingressos.

A primeira das novas variantes do dólar com o nome do país-sede da Copa do Mundo de 2022 é uma cotação aplicada aos turistas.

A medida exigirá que os viajantes argentinos que gastarem mais de US$ 300 em solo internacional com cartão de débito ou crédito em qualquer período de um mês paguem uma taxa de US$ 45 sobre o valor das compras – o que corresponde a uma oferta de 314 pesos. por dólar.

Dessa forma, o governo quer evitar a saída de dólares do país por meio de viagens internacionais. No entanto, a medida pode resultar em mais argentinos viajando com dinheiro físico e evitando o uso de cartões fora do país.

Reação do dólar

Na manhã de quinta-feira (13 de outubro), a cotação oficial da moeda americana (dólar) na Argentina ultrapassava os 150 pesos.

Assim, o dólar paralelo, amplamente conhecido como dólar blue (ou dólar azul, na tradução), acabou fechando estando cotado a 280 pesos na véspera.

O “Dólar Catar”, mais caro que as duas principais moedas argentinas, passou a vigorar no dia 2 de outubro mas não tem prazo para ser encerrado, fato este que deve gerar impactos nas férias de verão.

O Dólar Coldplay, por outro lado, é a variante da moeda americana utilizada para a contratação de atrações internacionais para shows dentro do país. Este é um dólar mais barato do que custa a cotação oficial da moeda, mais uma taxa de imposto de US $ 30.

Veja também:

Assim, o governo argentino está tentando atrair mais shows para o país para tornar o processo de contratação menos oneroso para os empresários do entretenimento.

Essas novas modalidades de moeda americana na Argentina estão vinculadas aos diferentes tipos de dólares presentes no país. Recentemente, o governo também anunciou um dólar designado para negociação de ações na bolsa e outro para exportação de soja.

Entenda mais sobre a moeda

Primordialmente, o dólar (símbolo: $) é o nome comum de moedas oficiais de 9 (nove) países, quais sejam: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Jamaica, Namíbia, Nova Zelândia, Singapura e Taiwan.

Nesse sentido, o dólar dos Estados Unidos (EUA) além de ser a moeda dos Estados Unidos é a moeda oficial do El Salvador, Equador, Ilhas Marshall, Micronésia, Países Baixos Caribenhos, Palau, Timor-Leste e o Panamá que também as usam nas notas bancárias.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.