Diferenças entre IAs: Google, Bing e ChatGPT

A tecnologia avança e coisas novas vão surgindo. Agora, você entende as diferenças entre IAs? Com tantas opções é capaz de confundir. Confira!

Entender as diferenças entre IAs do Google, Bing e ChatGPT é importante para saber quais são os impactos dela no dia a dia e, até mesmo, para o futuro. Afinal, a Inteligência Artificial já é uma realidade e faz parte de diversos ambientes, como trabalho e faculdade.

Entretanto, ganhou ainda mais destaque por conseguir criar textos, fotos e vídeos, simular conversas, revisar conteúdo e pesquisar por informações.

Atualmente, o serviço mais popular que usa essa tecnologia é o ChatGPT, mas o sistema de conversas criado pela OpenAI está longe de ser a única opção para quem quer aprender a usar a tecnologia a seu favor, e até se antecipar a uma possível tendência de adoção crescente em diversas áreas diferentes da economia global.

Quer entender melhor sobre as diferenças entre IAs do Google, Bing e ChatGPT? Separamos algumas informações interessantes. Acompanhe!

Quais as diferenças entre IAs do Google, Bing e ChatGPT?

Entenda o que cada uma delas é e como podem ajudar na praticidade do dia a dia. Confira!

ChatGPT

Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT é uma interface interativa para o GPT-4, a inteligência artificial criada pela empresa. Como qualquer outra IA, ela foi desenvolvida a partir de um Large Language Model (LLM), que é um grande conjunto de dados que serve como base de treinamento para a tecnologia, tornando-a capaz de responder a comandos e criar conteúdo.

O ChatGPT foi iniciado para simular uma conversa entre duas pessoas. Nela, o usuário envia um comando chamado de “prompt”, que cria uma ação para a ferramenta. Desde sua divulgação ao público, tem sido utilizado em diferentes atividades: criação e revisão de código, organização de rotinas e apresentações, produção de textos, e-mails e roteiros, simulação de conversas, busca de informações, etc.

Bing Chat

O Bing Chat foi lançado alguns meses depois do ChatGPT. Por ser uma criação da Microsoft, também usa GPT-4, mas tem algumas diferenças importantes. Em primeiro lugar, ele tem acesso a dados em tempo real através da internet, o que permite que seja mais atualizado do que o ChatGPT. Além disso, também é gratuito, mas disponível apenas no navegador Edge.

Outra diferença do navegador Bing é que qualquer informação fornecida mediante solicitação do usuário, geralmente, é apresentada com a fonte de onde a informação foi coletada, como um site. Assim fica mais fácil checar as informações e ver quais recursos a ferramenta está utilizando. O chat também provê um histórico completo das interações.

Apesar de seu foco na otimização de mecanismos de busca, ele também pode ser usado para simular conversas e resolver problemas ou revisar conteúdos, além de usá-lo como um “assistente pessoal” e receber recomendações de filmes, séries, músicas e outros conteúdos. Outra vantagem sobre o ChatGPT é que o Bing Chat agora pode enviar imagens, vídeos, áudio e gráficos para os usuários, dependendo da requisição.

Bard

O mais recente concorrente no mercado de IA é o Bard, uma ferramenta desenvolvida pelo Google. Assim como o Bing Chat, seu principal objetivo é facilitar e otimizar a busca de conteúdo na internet. Com ele, você também tem acesso às informações em tempo real, garantindo que suas respostas estejam sempre atualizadas.

O uso do Bard também é gratuito, mas não está disponível em todos os países. O Brasil, por exemplo, foi excluído da fase de negociação aberta, assim como a União Europeia. Atualmente, Bing Chat e ChatGPT estão disponíveis para os brasileiros. No entanto, a maior diferença da ferramenta do Google é que ela usa um LLM diferente dos dois concorrentes, o Pathways Language Model (PaLM). Possui uma quantidade maior de dados e uma variedade de idiomas, o que poder aumentar a precisão de Bard na interpretação de comandos em outros idiomas, e esse é justamente um problema para o ChatGPT.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.