Treinar a memória: 3 dicas para melhorar a sua nos estudos

Treinar a memória é uma das tarefas importantes para todo concurseiro. Afinal, ninguém quer chegar no momento da prova e esquecer o que estudou ou ler todos aqueles dados e não conseguir memorizar de jeito nenhum. É algo que realmente preocupa, não é?

Você também precisa ler:

Para melhorar ainda mais os seus estudos, separamos algumas dicas importantes para treinar a memória. Dessa forma, você já pode colocar em prática e sentir a diferença. Confira!

Os resumos são ótimos para treinar a memória

Quando começa a fazer os resumos, você pratica a sua memória. Com certeza você já ouviu falar que escrever no papel é ótimo para fixar as informações e as matérias. Além de escrever, você também lerá todos os conteúdos do resumo. Ou seja, você terá um reforço das informações que já foram passadas.

Outro ponto importante e interessante sobre os resumos, é que você anota exatamente como entendeu. Dessa forma, fica muito mais fácil de memorizar algumas informações. Então, nada de economizar nos resumos. Eles podem fazer diferença na hora da prova.

Anote tudo o que aconteceu no seu dia

Uma das formas de treinar a memória é escrever todos os dias. Não significa apenas os resumos como falamos acima, mas da sua rotina mesmo. Anote o seu café da manhã, o seu almoço, o que conversou com um amigo, o que foi combinado em uma reunião e qualquer outro evento que aconteça.

No final do dia, você tenta lembrar de tudo o que aconteceu e consulta as suas anotações para avaliar como anda a sua memória. Essa é uma ótima forma de acompanhar o seu progresso em relação à capacidade de memorização.

Faça uma lista apenas na sua cabeça

Como você já fez os seus resumos, uma ideia para treinar a memória é passar tudo que você aprendeu de forma mental. Ou seja, não precisa anotar nada só repassar na cabeça tudo que foi estudado.

Faça uma espécie de lista e acompanhe a sua evolução diariamente. Então, liste tudo que você viu nos conteúdos de Lingua Portuguesa e Matemática, por exemplo. O que você estudou naquele dia precisa ser repassado na sua cabeça. Consulte os resumos que fez e veja o que lembrou e o que não lembrou.

Cada dia que passar você tenta lembrar com mais detalhes. Isso facilitará a memorização e ainda ajudará na hora da prova. Para melhorar ainda mais, você pode elevar o nível repetindo isso no final da semana, mas, ao invés de lembrar o que estou no dia, você vai lembrar o que estudou em toda aquela semana.

Essas são dicas que você pode colocar em prática já. É simples e não demanda nenhum tipo de material que implique em sua aplicação. Repita todos os dias e veja um avanço nos seus estudos.

Lembre-se que treinar a memória ajuda demais na hora da prova, mas facilita também na hora de estudar para outros concursos. Dessa forma, você consegue eliminar muitos conteúdos que já estudou e que tem memorizado. 

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.