Esquecer o que estudou? 2 dicas para isso nunca mais acontecer!

Esquecer o que estudou é o grande pesadelo dos concurseiros. Infelizmente isso é algo comum e que atinge muitos estudantes. É claro que pode ser por diferentes motivos, mas a ansiedade e o estresse podem ser fatores capazes de gerar esse branco no momento da prova. O problema é que esses apagões atrapalham e muito, principalmente quando demora a passar.

Você também precisa ler: 

Esquecer o que estudou é aquele momento tenso, já que estudou tanto e agora ver tudo isso se perdendo. Diversas situações podem fazer com que esse esquecimento temporário ocorra e isso não significa que você não estudou o suficiente, mas que pode ter deixado a ansiedade e o nervosismo tomar conta. Separamos algumas dicas de como evitar esses momentos complicados durante a prova.

Esquecer o que estudou: por que isso acontece?

Já passou por essa situação em algum momento? É importante adiantar que você não esqueceu tudo o que estudou, mas as informações ficaram inacessíveis de forma temporária. 

Muitas vezes, quando o momento de esquecer o que estudou acontece é quando o seu nível de estresse está muito alto.

Então, as suas glândulas adrenais, que ficam bem próximas aos rins, liberam cortisol no sangue. Ele é responsável por trazer alterações no funcionamento de diversas partes do corpo, principalmente o cérebro.

O hormônio cortisol afeta algumas funções cognitivas. Quando se trata do cérebro, a recordação é que sofre alteração. Então, é normal esses momentos de esquecimento. 

Evite o estresse a partir de um bom descanso

Um dos maiores erros dos concursados é acelerar os estudos um dia antes da prova. É preciso relaxar e descansar muito bem. Então, se você é vai prestar um concurso, faça uma atividade leve no dia anterior. Além disso, é importante que tenha uma boa noite de sono. 

É impossível descobrir se você irá ou não esquecer o que estudou, mas é importante evitar atividades que podem aumentar as chances desses momentos de esquecimentos. Confira outras dicas que também ajudarão você a não ser pego de surpresa. 

Mapa Mental é uma ótima estratégia

O mapa mental pode ser uma ótima dica. Na realidade, ele já deve ser um hábito nos seus estudos. Ele é excelente para organizar as suas ideias e é muito mais fácil de acessar cada uma delas. 

Agora, durante a aplicação da prova, você pode fazer um mapa mental para ajudar a lembrar do que estudou.

Então, coloque no centro o tema e crie setas com os conteúdos que estudou baseado naquele assunto.

Isso fará com que se recupere gradualmente. Lembrando que não deve forçar demais, faça com tranquilidade. O seu cérebro precisa relaxar.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Comentários estão fechados.