Dia dos namorados: veja 3 dicas de finanças para casais

O dia dos namorados está chegando, por isso reunimos algumas dicas para os casais que precisam de ajuda com as finanças a dois.

O dia dos namorados está chegando e os casais apaixonados já começam a planejar as surpresas para o dia mais romântico do ano. Presentes, passeios, idas a restaurantes, tudo é válido na hora de impressionar a pessoa amada. 

Mas os casais que já estão juntos há algum tempo também estão em busca da felicidade em outra área da vida a dois, o financeiro.

Definir o planejamento financeiro do casal é um passo importante para a realização de metas e sonhos em conjunto.

Para que isso funcione, um casal vai precisar investir em comunicação e planejamento, além de transparência em relação ao dinheiro. Sendo assim, reunimos algumas dicas para os casais que precisam de ajuda para começar o planejamento financeiro em conjunto. Confira. 

Não tenha medo de conversar sobre dinheiro

No começo do relacionamento é comum que o dinheiro seja visto como um tabu, quem vai pagar a conta? vai ser dividida? Mas conforme a relação vai se consolidando, falar sobre dinheiro precisa se tornar um hábito. 

Você também precisa ler:

Conforme o casal vai traçando objetivos juntos é necessário que comecem a conversar sobre como vão concretizar esses sonhos.

Por isso, não devem criar o hábito de guardar pequenos segredos financeiros um do outro.

Honestidade é fundamental em uma relação, principalmente quando se trata do aspecto financeiro do casal.

É necessário uma boa conversa sobre ganhos, despesas e investimentos, afinal ninguém gosta de descobrir que está contribuindo de forma disciplinada enquanto o outro mantém gastos que não estavam no combinado.

Por isso não tenham medo de chamar o par para falar do assunto, isso vai evitar situações complicadas no futuro.

Organizem os gastos mensais

Essa dica pode ser mais impactante para os casais que já moram juntos e dividem os gastos. Tanto faz se a conta é conjunta ou individual, é muito importante manter o orçamento mensal dentro do cronograma que vocês organizaram. 

Esse hábito ajuda a não ter surpresas desagradáveis e que podem levar uma quantia de dinheiro que vocês estavam separando para viajar, por exemplo.

Observem a rotina como casal, quais os gastos desnecessários e quais os gastos indispensáveis, estabeleçam um orçamento e se esforcem para permanecer dentro dele. 

Assim é possível viver confortavelmente e ainda conseguir investir algum dinheiro para o futuro, seja uma viagem, o casamento ou a casa própria.

O importante é ter noção de para onde o dinheiro do casal está indo.

Montem uma reserva de emergência

Todos estamos sujeitos a passar por crises financeiras e essa é uma das principais causas de desavenças entre casais.

O aperto financeiro causa estresse, medo e frustração, sentimentos nada saudáveis em uma relação.

Com uma reserva financeira de emergência o casal antecipa qualquer eventualidade, só de não serem pegos desprevenidos já é um grande alívio.

O fato de não terem dor de cabeça para conseguir dinheiro em cima da hora já é um elemento apaziguador para o casal.

Sendo assim, sejam prudentes e comecem a montar a reserva financeira que só poderá ser usada em emergências, tenham sempre isso em mente.

Assim a harmonia na relação é preservada, afinal um casal feliz é um casal que enriquece junto. 

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.