Descubra se a dívida caduca depois de 5 anos mesmo
Será que a dívida caduca após 5 anos? Descubra qual o destino dos débitos que já expiraram e veja se deve ou não se preocupar com eles!
Quem nunca ouviu que a dívida caduca após 5 anos e que não precisa mais se preocupar? Entretanto, diversas teorias surgem em relação a isso. Será que o nome realmente fica limpo como a maioria das pessoas fala?
Muitos brasileiros estão com o nome negativado e não sabem como resolver essa situação. Afinal, o planejamento financeiro ainda é uma grande dificuldade para muitas pessoas. Por conta disso, esperar que as dívidas caduquem acaba sendo uma opção. Descubra se vale a pena aguardar por 5 anos.
A dívida caduca após 5 anos?
Após o tempo de 5 anos, os débitos saem da lista de inadimplentes dos serviços de proteção ao crédito, os mais conhecidos são SPC e Serasa.
As empresas que estão aguardando o pagamento das dívidas ainda têm acesso a todas elas, independente do tempo que ela exista. Outro ponto importante é que o devedor também consegue negociar a dívida caduca.
O débito deixa de existir?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essas dívidas não deixam de existir, mas elas não influenciam mais na pontuação do seu score, por exemplo. Ou seja, não afetam caso outra empresa realize uma pesquisa para aprovação de um novo crédito.
Agora, mesmo que essas dívidas não estejam mais nos serviços de proteção ao crédito, elas continuam disponíveis na lista do SCR – Serviço de Informações de Crédito – do Banco Central.
Quando a dívida caduca após 5 anos, o seu nome pode ficar limpo, caso não tenha nenhum novo débito com menos tempo. Agora, isso não significa que a empresa não possa cobrar do devedor após esse período.
Outro ponto importante, que vale reforçar, é sobre o acesso que a empresa a qual você tem o débito. Mesmo que o tempo passe, você pode não conseguir mais criar oportunidades financeiras a partir dela.
Por exemplo: Se você tem uma dívida no banco X e decide fazer o cartão em uma loja Y, mas a financeira dela é justamente a empresa que você tem débito. Isso pode influenciar na autorização para esse novo pedido de crédito.
A importância da organização financeira
Melhor do que esperar por 5 anos, o que te impede de fazer muitas coisas durante esse tempo, a organização financeira ainda é a opção correta para não entrar mais em dívidas.
Para algumas pessoas, a dívida caduca não é um problema. Entretanto, esquecem tudo que pode acontecer neste período e o que pode deixar de conquistar por causa disso. Então, a melhor solução é se organizar financeiramente para pagar esses débitos e evitar que novos surjam.
Confira algumas dicas:
- Antes de comprar algo ou solicitar crédito, pense se realmente é necessário;
- Saiba exatamente o quanto você ganha e o quanto gasta;
- Descubra para onde o seu dinheiro vai mensalmente;
- Calcule o quanto você pode tirar por mês para liquidar os débitos;
- Faça renda extra;
- Entre em contato com as empresas para negociar.
Essas são apenas algumas dicas para que a dívida caduca seja a única solução para os seus problemas. Agora, estude o seu cenário e coloque em prática.
> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!
Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.
Comentários estão fechados.