INSS: Aprenda como desbloquear para fazer um consignado

Podem solicitar o serviço de empréstimo consignado quem é titular de aposentadorias e pensões, e o representante legal da pessoa que recebe.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou um novo serviço que permite que aposentados e aposentados bloqueiem ou desbloqueiem seus benefícios para que a realização de empréstimos salariais seja feita pela internet sem precisar ir a uma agência.

O serviço pode ser solicitado pelo titular de aposentadorias e pensões ou pelo representante legal da pessoa que recebe os valores do beneficio.

Insta ressaltar que o procurador não pode solicitar este serviço. Sendo assim, não é possível realizar empréstimo consignado em benefício que tenha procurador cadastrado

Como Desbloquear Benefícios do Empréstimo Salário INSS

Para quem deseja desbloquear sua aposentadoria ou pensão, saiba que o número do CPF é obrigatório. Para quem tem representante legal, deve ser fornecida documentação que o comprove, seja tutela, tutela ou guarda. É necessário RG e CPF do representante.

Veja abaixo como realizar este procedimento totalmente online:

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
  • Selecione Então “Novo Pedido”;
  • Depois digite o nome do serviço desejado;
  • Selecione o nome do serviço;
  • Finalmente, leia o texto e siga as instruções;

O tempo médio de resposta para solicitação de desbloqueio de empréstimo salarial é de até 30 dias. A solicitação também é rastreada no site ou no aplicativo na guia “Consultar pedidos”.

Sobre o INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento de pensões e outros benefícios aos funcionários brasileiros, exceto aos servidores públicos. Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve pagar uma contribuição mensal ao INSS por um determinado período, que varia de acordo com o tipo de pensão.

Recuperar senha no “Meu INSS”

Para recuperar sua senha usando esta opção, você precisará de um Título Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação, o aplicativo gov.br instalado em seu smartphone e um computador por perto.

Para recuperar sua senha usando esta opção, você precisará de um Título Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação, o aplicativo gov.br instalado em seu smartphone e um computador por perto.

  • Por meio de um computador, acesse gov.br, digite seu CPF e clique em “Continuar”. Vá em “Esqueci minha senha”, logo em seguida preencha o reCAPTCHA e “Avançar”;
  • Ache  a opção de validação facial”, clique em “não sou um robô” e depois em “Gerar QRCode”;
  • Clique no aplicativo Gov.br em seu celular e clique na opção “Ler QRCode”. Aponte a câmera do telefone para a tela do computador para que o código seja reconhecido;
  • Ems seguida, vai aparecer uma tela com dicas de como fazer a foto. Leia atentamente e, quando estiver pronto, clique no botão “Fazer reconhecimento facial”;
  • Posicione seu rosto de frente para a câmera do seu smartphone, clique no botão azul com imagem de câmera e siga as instruções de sorrir e piscar até o sistema validar as informações;
  • Logo após, clique no botão OK e volte para o computador. Nele, preencha os campos com a nova senha e clique em “Concluir” e recuperar seu cadastro.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.