Débito automático: E se não houver dinheiro na conta? Saiba!
Tal função é utilizada para não atrasar pagamentos; Veja o que acontece com o débito automático se não tiver dinheiro na conta.
O serviço de Débito Automático é utilizado para não atrasar os pagamentos; Nesse artigo, entenda o que acontece se você não tiver dinheiro na conta.
Inicialmente, tal recurso é uma forma de não perder o prazo de pagamento de contas e multas e evitar juros.
Contudo, o que acontece com o serviço de débito automático se você não tiver dinheiro em sua conta? Normalmente uma das alternativas: pagamento não concluído ou saque a descoberto – caso tenha este serviço disponível.
Como funciona o débito automático?
Para não correr o risco de efetuar um pagamento fora do prazo, é possível transferir alguns tipos de fatura para débito nesta modalidade.
Ou seja, os valores das contas cadastradas no serviço são debitados automaticamente da sua conta corrente ou conta salário, por exemplo.
Nem todas as instituições financeiras oferecem essa função. Além de conferir se o serviço é oferecido pelo seu banco, vale conferir os detalhes do produto.
Segundo o Nubank, não há um horário exato para a efetivação do débito automático. Isso quer dizer que a transação bancária pode ocorrer a qualquer momento da data pré-definida.
Além disso, caso o dia escolhido caia em um sábado ou domingo, o pagamento poderá ser antecipado no último dia útil.
Débito automático e Cheque especial: Cuidado!
Quem faz pagamentos por débito na modalidade automático e também tem a função cheque especial ativa em sua conta deve redobrar os cuidados.
Não custa frisar que o cheque especial é uma linha de crédito que o correntista pode utilizar em situações de emergência.
Assim, diferente do empréstimo pessoal, em que as condições de pagamento são negociadas antes da concessão do empréstimo, o cheque especial é liberado com não há certeza de que o valor será reembolsado à instituição.
Portanto, as taxas de juros para esse tipo de empréstimo são muito altas.
Logo, é aconselhável adquirir o hábito de verificar regularmente o saldo da conta no aplicativo do seu banco, a fim de evitar o aumento da dívida com juros e multas.
Informações acerca do Débito Automático
No Brasil, esta ferramenta foi introduzida em 1992, inicialmente permitido para contas de serviços públicos como água, luz, gás e telefone.
Nisso, o recurso foi criado para facilitar o pagamento de contas em dia, pois não exige litígio do consumidor para Liquidação do título.
Com efeito, basta programar a ferramenta pelo internet banking ou aplicativo do instituto para que a conta seja paga automaticamente na data selecionada.
Hoje é possível pagar mensalidades, faturas de cartão de crédito, guias fiscais e outros títulos com essa função.
Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, 51% dos brasileiros mais jovens pagam por débito direto.
A tendência é para esse percentual aumentar com o desenvolvimento dos pagamentos digitais, pois é uma das formas mais práticas de manter as contas em dia e evitar multas e juros por atrasos.
Benefícios
Um dos benefícios do débito direto automático é que você não precisa se preocupar tanto com a organização das finanças pessoais.
Isso porque com tantas contas e recibos que temos hoje em dia, é difícil acompanha cada um dos vencimentos e fazer todos os pagamentos em dia.
Você pode usar recursos como calendários digitais e notificações de programas para lembrar desses títulos, mas é muito mais fácil abandonar a cobrança automática previamente agendada.
Outras vantagens são:
- Alguns bancos concedem pontos de fidelidade aos consumidores que usam essa ferramenta;
- Isenção de taxa adicional de boleto bancário;
- Você não perde tempo em caso de perda ou atraso no pagamento da fatura, Reemissão ou pagamento após o vencimento.
Estas são apenas umas das vantagens de se usar a ferramenta Débito Automático.
Esperamos que este artigo tenha lhe sido útil!
Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui e acompanhe o nosso portal.
Comentários estão fechados.