Curso de Odontologia: 10 materiais necessários na graduação; Confira!

Estudante de Odontologia: veja a lista acadêmica de material odontológico básico para dar inicio ao seu curso. Confira!

Ser dentista é o seu sonho, você sabe que ele começa com a formatura da faculdade e a compra dos materiais do curso de odontologia. Uma das profissões mais promissoras na área da saúde começa no curso de Odontologia: a de dentista.

Esse profissional é indispensável à sociedade e deve saber manusear cada material nos mais diversos processos. Quer saber quais são as ferramentas mais importantes que você deve ter desde o início de seus estudos? Venha conosco!

Máscaras e luvas descartáveis

Higiene e Medidas de segurança não podem faltar. Por isso, as máscaras e luvas descartáveis ​​são um dos materiais que devem ser adquiridos desde o primeiro estágio.

Devem ser colocadas a cada intervenção, mesmo que seja algo simples e rotineiro. Isso evita que tanto o dentista quanto o paciente sejam contaminados e sujos com líquidos durante o atendimento.

Além disso, por serem descartáveis, devem ser trocados entre cada consulta.

O Jaleco

No âmbito da higiene, o jaleco branco é imprescindível. Este modelo de avental é ideal para proteger a roupa de trabalho e transmite a sensação de limpeza e cuidado.

É importante que seja utilizado em todas as consultas e em todas as intervenções, e sempre apenas no consultório. Nada de andar com ele na rua, ok?

Espelho clínico

Esse material faz parte de praticamente todas as ações e consultas do dentista, pois ajuda a visualizar todos os dentes do paciente e identificar problemas dentários, cáries, gengivas doloridas e muito mais.

Óculos

Você não quer colocar nada nos olhos, quer? O uso de produtos fortes nos tratamentos é comum, assim como a possibilidade de contato com microorganismos dos óculos para proteger sua visão e garantir a segurança.

Explorador/periodontal

Também conhecida como sonda periodontal, esta ferramenta com ponta de gancho é uma parte importante da rotina do dentista. O explorador é uma das ferramentas que ajudam a encontrar possíveis problemas na boca do paciente a tratar, entre outros usos múltiplos.

Sugador descartável

Em praticamente todos os procedimentos, o sugador é utilizado porque dissolve o excesso de saliva que fica na boca do paciente. . Este é certamente um dos materiais mais importantes e necessários.

Seringa carpule

Alguns tratamentos são mais dolorosos que outros, como: Extração e cirurgia do dente, por isso é necessária anestesia injetável no local. Com a seringa, há uma forma de aplicar o anestésico com mais precisão.

Alicates de Ortodontia

A ortodontia é a área responsável pelo alinhamento dos dentes do paciente. Com isso em mente, é muito importante ter um alicate especial para usar os dispositivos e seus cabos.

Raspador Periodontal

O campo da Periodontia está relacionado ao cuidado da gengiva, viz Exemplo. Embora o raspador periodontal seja usado principalmente nesta parte específica da odontologia, ele está entre os principais materiais que devem estar disponíveis tanto para o aluno quanto para o dentista.

Cureta

Muito semelhante ao artigo acima, a cureta está frequentemente presente em procedimentos de limpeza de tártaro e tratamentos para possíveis problemas de gengiva.

Ou seja, é essencial para ações que envolvam a limpeza da boca.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você vai gostar de ler:

Comentários estão fechados.