Controle financeiro Excel: Como ter uma visão macro das suas receitas e despesas

Já pensou em ter uma projeção dos seus gastos e receitas? Com o controle financeiro Excel é possível definir o que entra e sai de dinheiro. Veja!

Muitas pessoas possuem um controle financeiro Excel para organizar todas as contas mensais. Entretanto, não exploram a planilha ao máximo.

É muito importante ter uma visão macro das receitas e despesas do ano inteiro. Dessa forma, você consegue organizar muito melhor e ainda tem uma projeção para todos os meses. 

Você também precisa ler:

O controle financeiro Excel traz muitas vantagens quando utilizado da melhor forma. Além disso, ele facilita ter projeções para alcançar novos objetivos. 

O que impede muitas pessoas de utilizarem essa plataforma é a falta de contato com ela.

O Excel tem fama de ser muito difícil de começar a mexer principalmente por suas fórmulas.

Entretanto, não é preciso conhecer tudo sobre a ferramenta, basta aprender o que é necessário.

Vamos entender melhor como ele pode ser fundamental para sua organização financeira? 

Controle financeiro Excel ou papel?

A dúvida que sempre surge é: Organização na planilha ou no papel? A verdade é que isso depende do seu perfil.

Entretanto, o que vale destacar é a importância da visão macro das suas receitas e despesas. Para isso, o controle financeiro Excel pode ser mais interessante. Falaremos sobre isso mais a frente.

O papel continua sendo uma ferramenta importante de organização, mas ele não é prático como o Excel. Então, para a realização dos cálculos, por exemplo, é preciso uma calculadora, já na ferramenta digital é tudo automático. 

Caso você realmente não se adapte ao Excel, então, continue com papel ou aplicativos de finanças. Mas, caso você nem tenha tentado usá-lo, vale muito a pena testar.

No YouTube você encontra diversos vídeos explicativos sobre como utilizar o Excel. O interessante é que não precisa aprender tudo, basta entender os pontos principais de uso. 

Por fim, o ideal é você encontrar o melhor método de organização. Teste todas as formas que achar interessante e escolha a mais interessante para você.

Como ter uma visão macro das suas receitas e despesas?

O controle financeiro Excel permite que você tenha uma visão macro das suas entradas e saídas de dinheiro. Ou seja, você tem uma projeção das suas finanças para os próximos meses. 

Para que isso aconteça, é importante que você crie na mesma aba tabelas para todos os meses do ano. Pode incluir três meses em cada fileira (janeiro, fevereiro e março; abril, maio e junho; julho, agosto e setembro; outubro, novembro e dezembro). Uma aba é direcionada para receitas e outra para despesas. 

Lembrete: Caso você ainda não entenda nada sobre a plataforma, é importante que estude o básico sobre ele para montar o seu controle financeiro Excel

Coloque os meses em cada tabela e nomeie cada colina mensalmente. Ideia: Vencimento; O quê; Observação; Parcela; e Valor. Na aba de receitas, você pode incluir Conta, para que tenha controle do que entrou em cada uma delas caso tenha mais de uma ou mais de um tipo, como conta corrente e conta poupança. 

Para que o controle financeiro Excel de forma macro realmente funcione, você já tem que pensar em gastos futuros. Você costuma presentear alguém no Natal? Qual o valor que você disponibilizará para isso? Gasta com fast food? Qual a média mensal?

A ideia é que você já possa incluir na planilha esses gastos previsíveis para não fugir do seu controle. Então, se você já sabe que em outubro tem R$300,00 de despesa, já saberá o quanto ainda pode usar do seu dinheiro para não fugir do orçamento. 

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.