Conta de luz: Eletro ‘amado’ dos brasileiros pode ser vilão

Mais de 96% dos lares no Brasil têm pelo menos uma TV. Tal eletrodoméstico é um dos principais contribuintes para o aumento na conta de luz.

Ao pensar no consumo de energia na conta de luz no inverno, todos pensam imediatamente no chuveiro como o principal vilão. No entanto, um dos aparelhos que mais consome energia é a televisão.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que quase 96% dos domicílios brasileiros têm televisão para assistir.

As TVs são produtos elétricos e, portanto, consomem energia e têm um grande impacto nas contas mensais de eletricidade. Dessa forma, vale a pena aprender como reduzir os gastos de energia elétrica com a Televisão.

Qual é o impacto da TV na conta de luz?

Embora os canais de TV aberta tenham perdido uma parte significativa do prestígio eles costumavam ter recentemente. A televisão ganhou novas plataformas de exibição de conteúdo, principalmente pela Internet.

Os serviços de streaming utilizam os dispositivos para que seus usuários assistam a filmes, séries, animações e documentários.

Dado o alto número de televisores no Brasil, espera-se que este aparelho esteja ligado a maior parte do tempo. O consumo total depende do desempenho de cada TV e de diversas configurações que podem ser ajustadas.

Você também precisa ler:

 

Aprender a economizar na conta de luz com a TV é importante para reduzir os gastos mensais. Vale ressaltar que os televisores modernos usam significativamente menos eletricidade do que os modelos mais antigos. No entanto, se eles ficarem ligados por muito tempo, a conta pode ter um impacto significativo nos clientes domésticos.

Dicas para economizar na conta de luz da sua TV

Fique atento aos gastos

A primeira coisa a fazer é calcular quanta eletricidade o aparelho de TV usa por mês. Basta procurar os dados de consumo no manual do aparelho ou procurar o modelo em sites conceituados na Internet.

Dessa forma, você pode saber quanto custa sua TV por hora. Em seguida, basta multiplicá-lo pelo número de horas de funcionamento.

Altere as configurações de brilho

Vá para as configurações de sua TV para alterar as configurações de brilho, especialmente se estiver no modo automático. A intensidade das cores da imagem reflete diretamente no consumo de energia elétrica; prefira os modos de economia.

Não durma com a Televisão ligada

Muitas pessoas têm o hábito de dormir com a TV ligada e isso pode ser um dos principais motivos do aumento da conta de luz. Ative o sleep timer ou simplesmente desligue os aparelhos eletrônicos antes de ir para a cama.

Se atente ao tamanho do aparelho

Tente instalar aparelhos que tenham o tamanho ideal para o seu quarto ou para os espaços em que serão colocados. Isso evita a compra de TVs muito grandes e que consomem mais energia.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.