Consórcio de veículos em 2022: perguntas frequentes; Veja!

O consórcio de veículos é um investimento muito seguro pra compra do carro novo, seminovo ou usado, sem burocracia, juros altos e oscilantes.

É normal querer comprar um bem e não ter o valor em dinheiro. Para te ajudar nisso, existem diversas formas de atingir seu objetivo e uma delas é o consórcio de veículos.

Ao contrário do financiamento, não há cobrança de juros nesta variante. Continue lendo e tire suas dúvidas.

O que é um consórcio de veículos?

Basicamente, o consórcio de veículos é um tipo de empréstimo onde várias pessoas com o mesmo objetivo se unem para criar uma espécie de poupança programada com parcelas mensais.

Assim, mês após mês, o saldo desta tesouraria comum será responsável pela aquisição de um determinado número de carros.

Ou seja, no caso do consórcio, você será responsável pelo pagamento das parcelas antes de adquirir o bem. No entanto, há também a opção de participar do primeiro sorteio e receber o veículo antes do término do contrato.

Esse tipo de crédito foi desenvolvido no Brasil e é uma boa opção para evitar taxas de juros cobradas por bancos e instituições financeiras no financiamento de veículos.

Como funciona o consórcio de veículos?

É preciso um bom administrador para que o consórcio de veículos funcione. Ela será responsável por formar grupos de pessoas com o mesmo interesse, neste caso comprando um veículo.

Ao entrar em contato com o administrador, você precisará escolher qual plano de consórcio atende às suas necessidades. Nesse ponto, são especificados o valor que todos recebem (carta de crédito), o número de parcelas e o prazo do contrato.

Durante o período, os participantes devem pagar suas parcelas mensais para formar o saldo de caixa, podendo, portanto, contemplar um ou mais consorciados do grupo naquele mês.

Até o final do contrato, todos são considerados, mas a ordem dessa contraprestação pode variar entre os participantes devido a sorteios ou licitações.

Que formas de comtemplação existem?

Existem duas formas de serem consideradas no consórcio: por sorteio ou por processo licitatório. Ambas as formas exigem que você esteja em dia com as taxas.

Sorteio

O sorteio determina a ordem em que os participantes serão incluídos no grupo. Portanto, mesmo que o consorciado ainda não tenha pago todas as parcelas, o consorciado pode adquirir o bem se for sacado.

Lance

O lance é semelhante à antecipação de tarifas, onde o consorciado efetua o pagamento do maior número possível de tarifas, aumentando assim as chances de ser considerado.

Os lances devem ocorrer após os sorteios e as ofertas devem ser enviadas em tempo hábil.

Como as taxas são calculadas?

As tarifas incorrem em encargos que podem variar de acordo com cada administrador, mas todos os encargos para esta administração. Por outro lado, outros valores também são atribuídos às taxas, veja os principais:

  • Taxa de administração: Cada gestor cobra pelo seu serviço para gerenciar todas as etapas do processo. Em geral, essa taxa é um percentual do valor contratado dos membros dividido em todas as parcelas;
  • Fundo Comum: é um valor pago por cada participante para permitir a realização de economia na compra do veículo;
  • Fundo de Reserva: Este fundo é utilizado para proteger as partes interessadas em caso de insolvência dos membros do consórcio;
  • Seguro: O investidor também é obrigado a pagar uma taxa de seguro. Esse percentual também garante o pagamento do valor em aberto.

Comentários estão fechados.