Confira 4 Dicas para ser aprovado em concurso público.

Passar em um bom concurso público é o sonho de muitas pessoas, por isso é essencial estudar da maneira correta.

Já não é novidade para ninguém que o número de pessoas que sonham em passar em um concurso público vem crescendo ano após ano.  Embora o número de vagas tenha sido reduzido durante a pandemia, ainda vemos um alto percentual de “concurseiros” à procura de novas oportunidades.

Tendo em vista a atual situação econômica do país, não é de se espantar que as pessoas busquem em cargos públicos a estabilidade financeira que tanto almejam.  Contudo, essa busca incessante por uma vaga em alguma repartição pública, traz consigo uma enorme concorrência, o que consequentemente acaba tornando mais difícil a aprovação de grande parte dos candidatos.

Nesse sentido, vários cursos e métodos de estudos já foram desenvolvidos ao longo dos anos, buscando auxiliar e orientar todos os postulantes a uma vaga pública. Todavia, o fato da maior parte desses cursos não serem gratuitos (alguns deles muito caros, aliás) torna essa caminhada ainda mais difícil.

Dessa forma, para você que sonha em passar em um concurso público, mas, que no momento não tem recursos financeiros para investir no seu sonho, separamos algumas dicas que poderão te auxiliar na sua caminhada. 

Separe no máximo 3 horas do seu dia para estudar

Embora essa dica pareça ser óbvia, ainda assim, vemos muitos aspirantes a cargos públicos pecarem nesse ponto. Isso porque a maioria das pessoas imaginam que, para ser aprovado em um concurso público, é preciso dedicar infinitas horas do seu dia aos estudos.

Contudo, se considerarmos que nosso cérebro reduz sua capacidade de aprendizagem  após 1 hora de estudo ininterrupto, vemos que isso não é verdade. Desse modo, comprometa-se a estudar 3 horas por dia, procurando descansar pelo menos 20 minutos a cada 1 hora. Assim, com seu cérebro descansado, a sua capacidade de retenção será maior.

Estude da maneira correta

Conforme abordado no tópico anterior, estudar 3 horas por dia te ajudará a manter seu cérebro descansado e apto a render mais. Entretanto, além do tempo dedicado aos estudos, é necessário que você tenha em mente quais tópicos valem a pena serem estudados. 

Sempre que falamos em concurso público, nos vem à mente o edital do concurso, que, dentre outras coisas, serve de auxílio aos concorrentes. Todavia, quando damos de cara com o edital, nos deparamos com temas muito abrangentes e pouco específicos, que consequentemente acabam dificultando nossos estudos.

Logo, ao invés de tentar estudar os temas que irão cair na prova de forma solta, primeiro, procure na internet por provas antigas organizadas por essa mesma banca. Assim, ao analisar as provas anteriores, ficará mais fácil direcionar seus estudos para temas que realmente poderão cair na prova.

Não perca o foco

Ser aceito em um concurso público não é tarefa fácil. Entretanto, quando não se tem foco, as coisas tendem a piorar. E muito. Por vezes, vemos diversas pessoas desistindo do sonho de passar em um concurso público, muito em função dos próprios erros cometidos durante essa jornada. 

Erros esses que variam desde a perda total do foco, até a desistência, por acharem ser algo totalmente fora de alcance. Desse modo, antes mesmo de abrir seu caderno, comprometa-se a direcionar 100% da sua atenção ao seu objetivo. 

Enquanto estiver estudando, deixe de lado as redes sociais, aquela social com os amigos ou qualquer outra atividade que te desvie do seu propósito final.  Como resultado, isso te trará mais confiança lá na frente, além de te deixar melhor preparado para testes futuros. 

Procure vagas que realmente te agradam 

É muito mais agradável estudar e se dedicar a fazer algo que realmente lhe dê prazer. Portanto, procure por vagas em concursos públicos que realmente lhe agradam. O que vemos frequentemente, são pessoas que se inscrevem para qualquer tipo de vaga, sobretudo, aquelas pessoas que só enxergam o lado financeiro.

Entretanto, não só o lado financeiro deve ser levado em consideração, mas, também, o seu bem estar trabalhando na função escolhida.  Assim, antes de se candidatar a qualquer vaga de concurso público, pare por um minuto e tente se imaginar atuando nessa função. 

Se você se imaginar feliz ocupando este cargo, faça a inscrição. Caso contrário, procure uma vaga que se encaixe melhor no seu perfil. 

Para conferir mais dicas de concurso clique aqui. 

Receba novidades pelo Canal do Telegram

LEIA MAIS:

Comentários estão fechados.