Confira 3 dicas para manter o seu foco nos estudos online

Estudar online nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso confira aqui três dicas que vão ajudar você a manter o foco nos estudos online.

Os estudos online vieram para ficar, antes eles eram a solução para quem não tinha muito tempo e não podia se deslocar até uma escola ou faculdade. Durante a pandemia o que era uma exceção se tornou parte da rotina dos brasileiros.

Mas nós sabemos que estudar de forma online tem muitos desafios, a falta de um professor e de um ambiente adequado à aprendizagem são alguns dos obstáculos que os estudantes precisam superar.

Mas nada disso pode parar você, estudar é fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas para ajudar você a manter o foco enquanto estuda online.

Você também precisa ler:

Organize os horários

É importante que você encare seus estudos online como compromissos com hora e data marcada. Um erro muito comum é deixar os estudos para os momentos livres, acontece que raramente temos momentos realmente livres na nossa rotina. E sejamos honestos, nessas horas tudo o que queremos é descansar ou nos distrair nas redes sociais.

Por isso, marque na sua agenda os dias certos e os horários para estudar. Avise sua família que naquele momento você vai se dedicar apenas a essa tarefa e se precisarem de você eles devem esperar até que seu horário de estudos termine. isso nos leva a segunda dica.

Consiga um local apropriado

Quem tem uma rotina apertada ou muito cansativa está mais propenso a dormir sobre o teclado do computador se decidir estudar no sofá ou sobre a cama. Isso acontece porque esses lugares mandam a mensagem para o cérebro que é hora de relaxar.

Escolha uma mesa, com uma cadeira confortável, de preferência em um local ventilado e iluminado. Isso vai ajudar você a se manter concentrado nos estudos. Se o local escolhido for silencioso é melhor ainda.

Planeje etapas

Geralmente nas aulas online quem monta o cronograma de estudos é você, e isso pode ser uma vantagem ou não. É interessante que você anote logo de cara as datas importantes do seu curso, avaliações, seminários, entrega de trabalhos. 

Em seguida anote na sua agenda o que tem que ser feito antes disso, assistir aulas, ler apostilas, escrever resumos. Organizando as etapas do seu aprendizado a sua rotina de estudos não fica pesada ou corrida.

Ter todas essas etapas bem definidas vai ajudar você a não se atrasar no decorrer do curso, imagine esquecer de ler o conteúdo de uma prova e só se dar conta no dia. É a receita para um desastre, não é mesmo? Por isso é muito importante se programar.

Feche outras abas no computador

As redes sociais são maravilhosas, mas elas também nos distraem e acabam roubando o nosso tempo. Por isso, na hora de estudar mantenha apenas as abas do curso abertas, assim você não será interrompido a cada nova notificação.

Lembre que seu estudo é um compromisso com você mesmo, então leve ele a sério. Você interromperia uma entrevista de emprego para olhar uma notificação no Facebook? Acredito que não.

Agora você já sabe como se manter focado nos seus estudos online, aproveite as dicas e boa sorte.

Assine nossa News later e fique por dentro de todos os concursos do Brasil! Entre também no nosso canal do telegram e receba notícias diárias! 

Receba novidades pelo Canal do Telegram

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.