Confira 3 dicas de estudo para concurseiros iniciantes

Se você é novo na área dos concursos públicos e deseja se preparar para as suas primeiras provas, confira algumas dicas que podem lhe ajudar.

Estudar para um concurso não é uma tarefa fácil, é necessário muita disciplina e foco, já que esse é um investimento de médio a longo prazo. Quem está começando a entrar no mundo dos concursos pode ficar um pouco confuso ou receoso no meio de tantas informações.

Sem contar que as provas de um concurso público são muito concorridas e de alto nível. Muitas pessoas acabam desistindo depois de algumas tentativas sem sucesso. Mas isso não significa que você deva desanimar, afinal cada caso é um caso.

Se você é novo na área dos concursos públicos e deseja se preparar para as suas primeiras provas você está no lugar certo.

Reunimos algumas dicas para que você possa estudar de maneira eficiente e garantir a sua aprovação no concurso da sua escolha.

Você vai gostar de ler:

Comece a se familiarizar com os concursos

É interessante que você se acostume com o universo dos concursos públicos, assim você pode ter certeza de que essa carreira é a certa para você e se o perfil corresponde com o exigido pelas vagas em aberto.

Existe muito conteúdo na internet sobre esse assunto, você pode ler posts, assistir vídeos ou ouvir podcasts.

Além de você aprender mais sobre esse universo, aquele medo por ser algo novo vai se dissipando até que chegue um ponto onde você se sentirá completamente à vontade com o tema concurso público.

Você vai ficar informado sobre concursos abertos, publicações de editais, dicas para estudar uma matéria específica e muito mais. 

O próximo passo é você entender qual área você possui mais afinidade, entenda que o objetivo é ser um servidor público, não é mesmo? Essa será a profissão que você vai exercer por um longo tempo, então você deve se certificar que gosta da área. 

Como começar a estudar?

Depois de estar familiarizado com o assunto, comece a definir as suas metas, escolha a área que você quer prestar concurso e comece a pesquisar quais as oportunidades que ela apresenta. 

Comece a traçar metas realistas, pequenos passos que não pareçam impossíveis de serem alcançados e possam fazer com que você sinta vontade de desistir.

A ideia aqui é que você se mantenha motivado ao longo do caminho. Lembre que o concurso é muito disputado e dificilmente se passa na primeira tentativa.

Depois que você organizar essa parte, pode começar a elaborar o seu plano de estudos. Organize as matérias que você vai estudar, defina o tempo que vai dedicar a cada uma e quais os meios que você vai utilizar, vídeos, PDFs, livros físicos ou aulas presenciais.

Não deixe para depois 

Conseguir uma vaga em um concurso público exige dedicação e persistência, por isso quanto mais cedo você começar a estudar mais cedo você verá os resultados do seu esforço.

Por isso é importante não deixar para mais tarde e mais tarde, comece a dar seus primeiros passos o mais rápido possível. 

Manter o foco e a motivação serão seus grandes desafios, por isso é importante se permitir momentos de relaxamento entre uma prova e outra. Afinal a saúde mental é um bem precioso nas nossas vidas.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.