Concursos Militares: Saiba tudo sobre as oportunidades e carreiras!

Olá concursandos! Hoje vamos fazer um resumão sobre concursos militares e te mostrar tudo o que você precisa saber para entrar na carreira!

O que são os concursos militares?

Primeiramente, vamos entender um pouco sobre o serviço militar e qual a sua função no Brasil.

Assim, o serviço militar é um dos responsáveis pela segurança e inteligência do país, prestando serviços muito importantes para a nação, e por isso, a demanda de profissionais é constante.

O serviço militar abrange o Exército Brasileiro, a Força Aérea e a Marinha. 

Os cargos disponibilizados para o serviço militar pode ter caráter tático, administrativo ou com finalidade estratégica, onde o candidato exerce uma função em prol da soberania e segurança nacional.

Quais são os cargos e carreiras disponíveis?

De modo geral, os concursos militares oferecem vagas para duas carreiras: praças e oficiais.

Quanto aos cargos, cada órgão possui a sua estrutura de cargos e carreira, com vagas específicas à função de casa força militar.

Assim, o mais importante é compreender que cada nível desta hierarquia chama-se patente, que variam de acordo com o nível de escolaridade e com o caráter do cargo.

Remunerações e benefícios das carreiras militares

As carreiras militares chamam bastante atenção, principalmente no quesito remuneração.

Contudo, é importante dizer que cada cargo e patente possui a sua remuneração específica, e variam de acordo com cada nível e órgão militar.

Basicamente, o candidato inicia a carreira militar participando das escolas de formação, onde se torna aluno e recebe um valor de aproximadamente R$ 3.400,00 mensais.

Após a conclusão do curso de formação, a remuneração atinge o valor de R$ 6.900,00.

Além disso, a carreira militar oferece vários benefícios aos candidatos, como por exemplo:

  • Estabilidade na carreira;
  • Promoção conforme tempo de serviço;
  • Plano de carreira e previdência privada;
  • Adicionais como o adicional militar, de permanência, habilitação, compensação orgânica, localidade especial e de representação.

Quais as fases dos concursos militares?

Um dos pontos mais importantes dos concursos militares é compreender que cada órgão possui um certame distinto do outro, e que isso está bem relacionado com os cargos oferecidos.

Além disso, cada poder determina a sua banca examinadora, fases, estrutura do concurso e curso de formação.

Contudo, estes concursos possuem algumas etapas em comum, como por exemplo, as provas objetivas, discursivas e de avaliação física.

Dependendo do cargo, é necessário realizar prova prática, e um exemplo disso são os oficiais músicos, que têm prova teórico-musical.

Como se preparar para concursos militares?

Antes de ingressar na carreira e prestar um concurso militar, é necessário conhecer bem as funções e atribuições do cargo escolhido, para não se arrepender depois.

Em seguida, é importante buscar os editais anteriores e compreender a estrutura da banca e do certame em si, investindo em uma preparação a longo prazo, de preferência, pré-edital.

Além disso, estabelecer uma rotina de estudos realista, com horários e métodos que você consiga se adaptar é fundamental para o sucesso e para a posse.

Porém, é importante destacar que mais do que estudar o material, o candidato deve investir em revisões consistentes, para poder estar realmente preparado para a prova.

Caso a prova possua outras fases como prova discursiva e prova prática, os testes e simulados são uma excelente opção para auxiliar nos estudos.

Por último e não menos importante: não esqueça de se preparar para o teste de aptidão física (TAF).

Assim, verifique no edital qual o parâmetro do TAF, comece treinando devagar e depois aumentando o ritmo conforme o seu condicionamento físico.

Parece muita coisa, não é mesmo? Mas os concursos militares exigem dos candidatos tanto a aptidão nos conhecimentos quanto física para exercer o cargo de maneira eficaz.

Veja mais: SAIU! Concurso Marinha: edital publicado! 750 vagas disponíveis

Comentários estão fechados.