Concurso TRT BA 2022: Banca definida! Confira!

Publicado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho, o extrato de dispensa de licitação que confirma a banca do concurso TRT BA 2022

Foi publicado no Diário Eletrônico do Tribunal Estadual do Trabalho (5ª Vara) – TRT BA, o trecho da dispensa de licitação confirmando quem será a banca organizadora do concurso em 2022.

De acordo com o documento, a Fundação Carlos Chagas (FCC) estará novamente à frente do concurso, pois também foi a banca contratada no último concurso do TRT BA.

Assim, com base nesse progresso, o próximo passo é criar uma linha do tempo com os eventos mais importantes, para que o edital seja publicado posteriormente.

Em maio, iniciou-se o processo de formação da comissão. Em junho deste ano, o órgão decidiu por uma mudança de pessoal na comissão organizadora da Direção-Geral e da Secretaria de Assessoria Jurídica.

Atualmente, os nomes escolhidos são: Leandra Maria Leal de SantAnna; e editar Mesquita Hupsel. No entanto, um grupo de trabalho havia sido formado desde março com o objetivo de realizar estudos técnicos e analisar a viabilidade de um concurso público para as vagas.

Próximos passos do concurso TRT BA 2022

Após a formação da comissão, os próximos passos do concurso TRT BA 2022 são realizar a efetivação do banco estabelecido pelo contrato e ajustes finais para lançamento de Edital.

É importante lembrar que seguindo a decisão do Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT), o TRT da Bahia realocou duas vagas para o Tribunal Regional do Trabalho do Piauí. Os cargos eram: analista judicial/administrativo; e um técnico judiciário/administrativo.

Último concurso TRT BA

O último concurso foi realizado em 2013 e encerrado em 2018. As vagas de técnico e analista de quadra estavam disponíveis no âmbito do concurso.

A bancada foi a FCC e a prova objetiva tinha 60 (sessenta) questões divididas nos seguintes tópicos: Língua Portuguesa, Raciocínio Matemático, Regime Jurídico dos Servidores Sindicais, Procedimentos Administrativos, Regimento Interno do TRT 5º e Conhecimentos Específicos.

Além disso, teve a fase de dissertação por meio de uma redação, fase de prova discursiva. O evento aconteceu na capital baiana, Salvador, e teve 72 mil inscrições.

O que faz um analista e técnico judiciário do TRT BA?

O analista judiciário com especialidade em área judiciária tem as seguintes funções:

  • Elaboração de laudos periciais, pesquisa, seleção e tramitação de dispositivos legais; Doutrina e jurisprudência, divulgação de fatos por tipo e divulgação. Conclusão de trabalhos de natureza técnica e administrativa, tais como elaboração de despachos, informações, relatórios, ofícios, submissões.

Por outro lado, o profissional analista que presta funções administrativas tem as seguintes atividades:

  • Realizar atividades nas escrivanias judiciárias de 1º Grau e nas unidades judiciárias de 2º Grau e nas áreas administrativas, impulsionando os feitos judiciais e administrativos, abrangendo os serviços relacionados com gestão de pessoas, material e patrimônio, licitações e contratos, orçamento e finanças, controle interno e auditoria e outras atividades complementares de apoio administrativo no âmbito do Poder Judiciário que necessitem ou não de graduação em nível superior de ensino.
  • Proceder a diligências internas e externas e outras atividades relativas à sua área de atuação. Prestar informações jurídicas e administrativas ao público em geral, dentre outras de mesma natureza e grau de complexidade, que venham a ser determinadas pela autoridade superior.

Por sua vez, o técnico judiciário cumpre as principais funções:

  • Participação de diversas comissões; Atuação em treinamentos com foco administrativo; Operação em audiências; Elaboração e digitalização de pautas de publicação; Execução de trabalhos de expediente; Desenvolvimento de certidões; Indexação de documentos; Atendimento ao público.

Se você gostou do conteúdo, acompanhe nosso blog diariamente!

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.