Concurso TRF 1 Juiz Federal está iminente! Banca será a FGV!

Edital do Concurso TRF 1 Juiz será lançado neste ano, com requisitos, remuneração e etapas previstas. Confira aqui os detalhes. Saiba mais!

Há expectativa de que o concurso para Juiz do TRF 1 seja divulgado em breve.

A Fundação Getúlio Vargas foi contratada para organizar o certame, conforme publicação no Diário Oficial da União.

Segundo informações, a comissão já iniciou as tratativas para o lançamento do edital, que está previsto para ocorrer este ano, com as provas sendo realizadas em Julho.

Embora ainda não tenha sido divulgada a quantidade de vagas, especula-se que o certame oferecerá entre 80 e 90 oportunidades.

Concurso TRF 1 Juiz: Situação e linha do tempo

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) autorizou, em 2019, a realização de um novo concurso público para preenchimento de vagas em seu quadro de servidores.

No entanto, somente em Agosto de 2022 foi iniciado o processo de escolha da banca responsável pelo certame.

Em 30 de Setembro de 2022, a banca finalmente foi definida e em 6 de Dezembro do mesmo ano foi contratada. Em 26 de Janeiro de 2023, o edital foi anunciado com previsão de lançamento até Março.

No entanto, em 21 de Novembro de 2022, o TRF 1 confirmou que o edital só seria lançado em 2023.

Em 28 de Fevereiro de 2023, a comissão especial responsável pelo concurso se reunirá para discutir os detalhes do certame.

Os candidatos interessados em participar do concurso devem se preparar para as provas, que estão previstas para o mês de Julho.

Em Março de 2023, espera-se que o edital seja finalmente lançado, dando início ao processo seletivo tão aguardado pelos concursandos.

Concurso TRF 1 Juiz: Remuneração e benefícios

Os dados divulgados no Portal da Transparência do TRF 1 mostram que o salário oferecido para a carreira de Juiz nos Tribunais Regionais Federais é de R$ 35.462,22 em subsídios.

Certame TRF 1 para Juiz: Oportunidades

Segundo informações divulgadas, o certame terá de 80 a 90 vagas. Atualmente, existem 123 cargos vagos para juiz substituto no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

As informações foram obtidas a partir do site oficial do TRF1 e da assessoria de assuntos da magistratura, com data de referência em Julho de 2022.

Segue abaixo os requisitos necessários para ingresso na carreira de Juiz do TRF1:

  • Ser aprovado em concurso público;
  • Possuir nacionalidade brasileira;
  • Estar em pleno exercício dos direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, para candidatos do sexo masculino, também com as militares;
  • Ser bacharel em Direito há pelo menos 3 anos, com diploma registrado no Ministério da Educação (MEC);
  • Ter, no momento da inscrição definitiva, comprovadamente 3 anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito, conforme o artigo 93, inciso I, da Constituição Federal e a Resolução n.º 75/2009 do Conselho Nacional de Justiça, comprovados por meio de documentos e certidões;
  • Apresentar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Possuir bons antecedentes morais e sociais, comprovados por meio de investigação procedida pelo TRF1, bem como laudo emitido por órgão oficial que ateste a saúde física e mental e as características psicológicas adequadas ao exercício do cargo;
  • Apresentar declaração pública de bens e compromisso de desempenhar as funções do cargo com retidão, cumprindo a Constituição e as leis;
  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Não estar sendo processado ou ter sofrido penalidade por prática de atos desabonadores no exercício profissional.

Ultimo certame TRF 1 Juiz Federal

Em 2015, ocorreu o último concurso para o cargo de Juiz Substituto do órgão federal, sendo o Cebraspe sido o organizador do exame, com a oferta de 228 vagas.

Na época, o subsídio inicial oferecido aos aprovados foi de R$ 23.997,19.

O certame teve sua validade encerrada em Setembro de 2018, tendo sido classificados em todas as etapas 103 candidatos, que poderiam ser convocados tempos depois para o curso de formação da Escola de Magistratura Federal (Esmaf).

Nisso, o exame teve cinco etapas ao todo.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui e acompanhe o nosso portal.

atividade jurídica.bacharel em DireitocargocebraspeclassificadosConcurso TRF 1 JuizconvocaçãoeditalEscola de Magistratura FederaletapasfgvFormaçãoInscriçãoprovasRemuneraçãoRequisitosTribunal Regional FederalvagasValidade