Concurso Público: Saiba como fazer bons resumos; Confira!

Montar um resumo para concurso é uma ótima maneira de revisar os conteúdos que você já viu. Confira o passo a passo neste artigo.

Dentro da rotina do concurseiro, além do aprendizado, é preciso reservar um tempo para repetir o conteúdo já visto. O resumo não só para concurso, mas também para quaisquer exames são a melhor forma de resumir o que você viu de forma prática e rápida. Dessa forma, você não precisa reler um texto inteiro. Basta verificar suas notas para ver o que você entende.

Como fazer resumo para concursos

Leia e marque as ideias principais

Os anúncios de serviço público geralmente têm uma seção de conteúdo programático que contém todos os tópicos a serem abordados no teste competitivo.

Assim, depois de ler e se educar sobre esses tópicos, é interessante criar um resumo dos tópicos mais importantes para poder revisá-los e acompanhá-los. Assim, o primeiro passo é marcar as ideias centrais encontradas.

Com isso, você pode fazer isso usando um marcador colorido para destacar suas palavras-chave. Sublinhe apenas as partes mais importantes. Se quiser, faça anotações ao lado das frases destacadas.

Assim, você entenderá mais facilmente o que o texto significa e entenderá melhor onde tiver dúvidas.

Se o conteúdo que você está estudando for mais descontraído, termine de ler e volte aqui para marcar os horários. No entanto, se for algo denso como tópicos jurídicos, faça os destaques enquanto lê para otimizar o tempo.

Crie um esquema

Agora que você tem as ideias principais e as palavras-chave, monte um esboço que faça sentido para você.

Você também precisa ler:

Isso pode ser na forma de temas ou com setas que criam uma linha de pensamento coerente. Use colchetes, desenhos, figuras e tabelas sempre que possível.

  • Um resumo do esboço não reformula o texto. Esses são pontos-chave que lembram o conteúdo como um todo. Portanto, sem barulho. Vá direto ao ponto;
  • Ao preparar o resumo para a competição, escreva apenas os tópicos que você já entende. Porque o que ainda suscita dúvidas e exige mais pesquisas não faz sentido em síntese;
  • Use frases, títulos, palavras e frases que façam sentido para você e coloque-as no contexto geral;
  • Escreva o significado das novas frases aprendidas.

Particularmente no caso de conteúdo denso, divida os tópicos em blocos para torná-los o mais claros possível e não ficarem muito longos.

Escreva à mão e com suas próprias palavras

Inicialmente, isso pode parecer arcaico dizer escrever à mão, dada a quantidade de tecnologia disponível para nós hoje. No entanto, esta técnica de memorização é muito eficiente.

Então, monte seu resumo à mão pela primeira vez. Então, com o conteúdo já bem na cabeça, se quiser reorganizar seu layout e até adicionar outras coisas, você pode digitá-lo.

O mais importante é escrever o resumo da competição com suas próprias palavras. Dessa forma, você escreve com mais facilidade e clareza o que entendeu.

Dessa forma, quando você usa seu esboço para revisar o material, não precisa voltar para a pasta de trabalho ou outros materiais que possui.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Veja também:

Comentários estão fechados.