Concurso público: como se sair bem em questões discursivas

Para ajudar você a se preparar para as provas discursivas de um concurso público, reunimos algumas dicas que serão muito úteis. Confira.

Um concurso público é um evento de alto nível onde a concorrência é muito grande. A prova por si só já assusta os candidatos que aguardam ansiosos para disputar uma vaga. Por isso é muito comum que as pessoas comecem a se preparar com bastante antecedência para este evento. 

Geralmente as provas de concurso são compostas por questões objetivas e questões discursivas, dependendo do cargo pode exigir uma prova de aptidão física também. 

A parte objetiva das provas, no geral, envolvem questões de múltipla escolha, ou seja, as opções estão na frente do candidato, lendo atentamente é possível fazer a escolha certa.

Porém, as questões discursivas são um pouco mais complexas, já que nelas o candidato precisa justificar a sua resposta baseado em tudo o que já estudou. 

Sendo assim, é fácil de imaginar qual o tipo de prova que mais deixa os concurseiros de cabelo em pé.

Mas para ajudar você a se preparar para se sair bem nas provas discursivas, reunimos algumas dicas que serão muito úteis. Confira.

Você vai gostar de ler:

Comece lendo a prova com atenção

Umas das táticas das bancas de concurso público é colocar enunciados muito grandes para o candidato ler e responder as questões discursivas. É muito importante que você leia tudo com calma, porque dependendo do tamanho do enunciado você pode perder a sua linha de raciocínio. 

Grife palavras ao longo do texto que você considere importantes, elas podem ajudar você a construir o pensamento para compor a sua resposta. Lembre-se de que o enunciado que a banca inclui na prova tem tudo a ver com o foco central da resposta dessa questão.

Evite enrolar demais na resposta

As questões discursivas geralmente possuem um limite de linhas que podem ser utilizadas.

Por isso, tente ao máximo ser claro e objetivo nas suas respostas, evite “encher linguiça”. Você pode incluir uma pequena introdução na sua resposta mas nada que fuja do tema proposto ou desvie o foco do que você quer dizer.

Uma resposta com muitas palavras mas que não diz nada só mostra que você não possui domínio sobre aquele tema.

Para evitar esse tipo de situação treine as suas respostas discursivas, pratique a sua escrita para que você consiga falar muito usando menos palavras. 

Lembre-se de que coesão e coerência são fundamentais para as suas respostas, seus parágrafos devem estar conectados.

Seu texto deve seguir uma linha de raciocínio e não ideias jogadas no papel, sendo assim você vai precisar aprender a usar termos de ligação. 

Para ter resultados excelentes em questões discursivas no concurso público você vai precisar ler e escrever bastante. Comece a cultivar esse hábito e aos poucos você vai começar a notar seu progresso. Gramática e caligrafia também são pontos a serem considerados na hora de treinar seu texto.

Busque fundamentar suas respostas

É esperado do candidato de um concurso que ele domine os assuntos relacionados a área de conhecimento a vaga que está concorrendo, especialmente em concursos de nível superior.

Sendo assim evite dar respostas rasas e baseadas no senso comum, pesquise e leia bastante sobre os conteúdos específicos para a vaga que você está concorrendo.

Seguindo essas dicas, mantendo seu foco e sendo persistente, suas respostas em questões discursivas serão as melhores.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.