Concurso Bombeiros PI: Governador anuncia edital para até 60 dias

Foi anunciado pelo governador, Wellington Dias, que o edital para o concurso Bombeiros PI deve ser liberado em até 60 dias. Ou seja, chegou a hora de se preparar. A autorização já foi concedida à instituição para a abertura de 60 vagas para o cargo de soldado. A exigência é de nível médio completo.

Ainda segundo Dias, as provas objetivas deverão ser aplicadas ainda em 2021. Ou seja, assim que o edital sair, não deve demorar muito para a primeira etapa do concurso acontecer.


O objetivo do concurso Bombeiros PI

O governador explicou o motivo do novo concurso Bombeiros PI. Segundo ele, a contratação de novos soldados é para aumentar a atuação da corporação que, no momento, está localizada em apenas cinco municípios do Estado.

Com isso, o objetivo é ter maior capacidade de combate aos incêndios, além de ampliar o número de profissionais na corporação. Afinal, o Estado do Piauí está no topo do ranking brasileiro quando o assunto é o menor número de servidores no Corpo de Bombeiros. Só para ter uma ideia, o Piauí tem 224 municípios, mas só possui 384 bombeiros. Ou seja, é uma quantidade muito baixa de profissionais para o tamanho do Estado.


Sobre a autorização do concurso

O coronel José Arimatéia Rêgo de Araújo, que é o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, informou que a autorização do governo do Estado para a realização do concurso foi concedida em agosto de 2021.

Assim como o governador do Estado anunciou, o coronel Arimatéia também revelou que o edital para o concurso Bombeiros PI sairá em breve. O objetivo é que seja liberado o quanto antes pela urgência no preenchimento das vagas.

Veja mais:

O último concurso Bombeiros PI

O edital do último concurso foi liberado em 2017. A banca responsável foi a Nucepe, que, provavelmente, se manterá no novo certame.

Foram ofertadas 110 vagas, mas foram distribuídas por gênero, então, 100 foram direcionadas para homens e 10 para mulheres.

As oportunidades no último certame também eram para soldados do Corpo de Bombeiros. A exigência para o cargo era de nível médio completo, o que parece se manter para o novo concurso. A remuneração inicial foi de R$3.100,00, mas é preciso aguardar o novo edital para confirmar se o valor será o mesmo.

As seguintes disciplinas foram cobradas no último concurso Bombeiros PI: Português, Matemática, Química, Física, Informática, Legislação Institucional e Noções de Direito. Além disso, os candidatos passaram por uma redação. Ou seja, o candidato pode se basear nessas informações para começar a se preparar.


Aproveite tudo que separamos para você e comece a intensificar os seus estudos. Dessa forma, quando o edital sair, você não será pego de surpresa. É claro que novas disciplinas podem surgir, mas já terá se preparado para outras, então, ganhará mais tempo para se dedicar. Uma boa dica é estudar pelo edital do concurso anterior. Boa sorte, concurseiro!

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.