Compras a prazo via Pix poderão ser feitas pelo consumidor

Compras a prazo via Pix pode ser uma alternativa ao cartão de crédito e obter taxas de juros mais baixas e sem intermediários.

Consumidor poderá fazer compras a prazo via Pix, diz Campos Neto.

Já sabemos que o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), pode se tornar uma alternativa ao cartão de crédito para os consumidores que desejam parcelar as suas compras.

Segundo o presidente do BC, Roberto Campos Neto, a instituição está estudando a possibilidade de permitir operações de crédito via Pix, que dispensariam o uso do plástico e reduziriam os custos para os lojistas e os clientes.

Como funcionaria o crédito ou compras a prazo via Pix?

De acordo com Campos Neto, a ideia é que o consumidor possa fazer compras parceladas via Pix, usando um limite de crédito pré-aprovado pela instituição financeira ou de pagamento.

Assim, ele não precisaria ter um cartão de crédito físico ou virtual para dividir o valor da compra em várias parcelas.

O presidente do BC afirmou que essa modalidade de crédito via Pix poderia trazer benefícios tanto para os consumidores quanto para os comerciantes.

Para os consumidores, a vantagem seria ter acesso a taxas de juros mais baixas do que as praticadas no cartão de crédito rotativo ou no parcelado sem juros.

Agora para os comerciantes, a vantagem seria receber o valor integral da venda no ato da compra, sem precisar pagar as taxas cobradas pelas bandeiras e pelas adquirentes de cartão.

Quando será implementado as compras a prazo via Pix?

Campos Neto disse que o BC está trabalhando para viabilizar essa funcionalidade do Pix ainda em 2023.

Ele também revelou que o BC está estudando o fim do rotativo do cartão de crédito, substituindo-o por um parcelamento automático com juros menores.

Você sabe o que é o Pix?

O Pix é uma ferramenta que permite fazer transferências e pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana, sem custo para as pessoas físicas.

Para usar o Pix, basta ter uma conta em uma instituição financeira ou de pagamento e cadastrar uma chave, que pode ser o CPF, o CNPJ, o e-mail, o número de celular ou um código aleatório.

Comentários estão fechados.