As 12 dicas de como passar no Concurso da Polícia Federal (PF)
O Concurso da Polícia Federal é um dos mais desejados no Brasil. E por ser um dos mais cobiçados, ele também é um dos mais disputados. Ou seja, não é tão fácil conquistar uma das vagas. É preciso muito estudo e dedicação para chegar à posse e seguir carreira na PF. E com a notícia do edital do concurso da polícia federal ainda para o segundo semestre, já chegou a hora de começar a se preparar. Por isso, separamos 12 dicas que ajudarão você a passar no concurso.
Quem pode fazer o Concurso da Polícia Federal
Ele pode ser bem concorrido e nada fácil, mas as regras para a realização da inscrição para o Concurso da Polícia Federal não são tão exigentes. São elas:
- Ter no mínimo 18 anos
- Habilitação a partir da categoria B
- Responsabilidades eleitorais em dia
- A escolaridade precisa ser de acordo com o cargo pretendido
Se você está dentro das regras para a inscrição, chegou a hora de conhecer as dicas para se preparar para o Concurso da Polícia Federal.
- Faça um cronograma dos seus estudos
- Priorize sempre as disciplinas que sente mais dificuldade
- Atenção para redação
- Editais das provas anteriores do Concurso da Polícia Federal
- Provas anteriores do concurso público da Polícia Federal
- Questões comentadas para praticar
- Simulados presenciais e online
- Faça ótimas escolhas dos materiais para o seu concurso
- Mantenha qualidade nos estudos para Concurso da Polícia Federal
- Acompanhe cursos e professores na internet
- Teste de Aptidão Física para o Concurso da Polícia Federal
- Pausas
1- Faça um cronograma dos seus estudos
Não adianta saber o que será cobrado na prova e não ter uma organização para se preparar. Conheça bem a sua rotina e quanto tempo será reservado para os seus estudos. Utilizar uma agenda pode ser uma boa ideia para planejar e organizar todo o seu dia.
Defina as disciplinas que estudará no dia e o tempo que dedicará a ela. É importante que esteja 100% focado, concurseiro. Outro ponto importante é que tenha um local de estudo definido, sempre pensando no silêncio e que seja longe das distrações.
2- Priorize sempre as disciplinas que sente mais dificuldade
É importante estudar tudo o que é cobrado no edital, mas é preciso priorizar algumas disciplinas. Então, sempre mapeie aquelas que você mais sente dificuldade e que precisam de mais atenção. Ao montar o seu cronograma de estudos, reserve mais tempo para esses conteúdos.
3- Atenção para redação
Sim, você passará por uma redação no Concurso Público da Polícia Federal. Então, não deixe de praticar a escrita já isso deixará você mais preparado para redação, que geralmente é de até 30 linhas. Não esqueça de ter atenção as atualidades. Afinal, você pode dar de cara com elas na sua prova discursiva. Estude pelos livros, apostilas e todos os outros materiais que quiser, mas não deixe de lado o que acontece no Brasil e no Mundo.
4- Editais das provas anteriores do Concurso da Polícia Federal
Não fique aguardando o edital do concurso da Polícia Federal sair para começar a estudar. Na internet você consegue acesso aos editais de provas anteriores que podem ajudar você a organizar seus estudos. Com os editais em mãos, chegou a hora de mapear as disciplinas que sempre são pedidas, é bem provável que elas se repitam no novo edital.
Veja mais: Concurso PF Administrativo: solicitadas vagas para nível médio e superior.
5- Provas anteriores do concurso público da Polícia Federal
Esse é um dos melhores métodos para você testar o seu conhecimento para o concurso da Polícia Federal. Realizar essas provas antigas dentro do tempo da aplicação é uma ótima estratégia para você treinar. Além disso, é uma oportunidade de conhecer o estilo de prova. Uma dica é anotar as disciplinas que você mais errou e focar nelas também, já que significa que você tem alguma dificuldade e que precisa de mais atenção nessas áreas.
6- Questões comentadas para praticar
É normal ler uma questão e não entender como chegou naquela resposta. Por isso, uma boa solução são as questões comentadas que você acha tranquilamente na internet. Você vai praticar o seu conhecimento e ainda vai tirar dúvidas daquele resultado.
7- Simulados presenciais e online
Muitos cursos aplicam simulados presenciais e online para os concurseiros. E quando falamos do concurso público da Polícia Federal é muito mais fácil de encontrar excelentes cursos preparatórios que entregam simulados de qualidade.
Alguns ainda oferecem a correção do simulado, ou seja, o professor não entrega apenas o gabarito, ele faz uma aula comentada com todas as questões e as respostas do simulado. Sem dúvida é um excelente investimento para você estudar e praticar para a sua prova.
8- Faça ótimas escolhas dos materiais para o seu concurso
Independente se você prefere livros ou internet, o importante é ter certeza que o material escolhido para ser o seu aliado seja bom. Opte pelos materiais que realmente abordem os conteúdos que estão no edital, mesmo que você ainda não tenha o edital do Concurso da Polícia Federal. Não adianta escolher materiais que fujam do que será cobrado. Fique atento ao investimento que será feito.
9- Mantenha qualidade nos estudos para Concurso da Polícia Federal
Muitos concurseiros começam animados e empolgados para estudar, mas com o tempo todo esse ânimo e motivação podem sumir. Por isso é preciso manter a disciplina. Saiba qual é o seu principal objetivo com o concurso e tudo que pode conquistar com ele, isso dará um gás para manter a qualidade nos seus estudos. Isso também é válido se você não for aprovado na primeira tentativa. Apenas continue!
10- Acompanhe cursos e professores na internet
Mesmo que você decida estudar sozinho, isso não significa que não possa procurar por professores e cursos preparatórios nas redes sociais e Youtube, por exemplo. Muitos trazem dicas e resoluções de questões que podem agregar bastante ao seu conhecimento. Acompanhe também professores específicos para o cargo pretendido.
11- Teste de Aptidão Física para o Concurso da Polícia Federal
As provas objetiva e discursiva não são as únicas que precisam de atenção. Saiba que o TAF (Teste de Aptidão Física) também é eliminatório, ou seja, é necessário dedicação no preparo físico. O teste é constituído de barra fixa, natação, corrida e impulsão horizontal. Se prepare!
12- Pausas
Tão fundamental como estudar é descansar. Então, planeje as suas pausas também. Se você estuda 1h direto, por exemplo, tire uns 15 min para descansar e recarregar a energia. Não adianta ler se você não absorve de fato o que está estudando. Então estude, mas também descanse a mente para recuperar o foco e a concentração.
Veja mais: Não foi aprovado na PF e PRF? Veja 5 boas razões para nunca desistir
Considerações finais
Com essas 12 dicas você ficará mais próximo de ser aprovado no Concurso da Polícia Federal. Então, não esqueça dos estudos e de se dedicar ao máximo para esse concurso. Afinal, ele é concorrido, mas não é nenhum pouco impossível de chegar à posse.
Espero que tenha gostado dessas dicas e se ainda precisa de mais algumas, que tal conferir as 40 Dicas infalíveis para passar na prova, basta clicar em próximo->;
Deixe seu comentário! Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Acompanhe diariamente nosso site para essa e outras dicas!
Boa sorte! Juntos somos mais fortes!
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Cupom Gran Cursos – 40% OFF