Como organizar as finanças trabalhando por conta própria

Para ajudar você a manter sua vida financeira nos trilhos, reunimos algumas dicas que vão ajudar quem trabalha por conta própria. Confira.

A vida financeira de quem trabalha por conta própria exige bastante disciplina. Sem uma boa organização financeira você pode enfrentar situações de aperto com as contas que podem ser difíceis de serem solucionados.

Para ajudar você a manter sua vida financeira nos trilhos, reunimos algumas dicas que vão ajudar quem trabalha por conta própria. Confira.

Comece entendendo sua renda

Quem não possui um vínculo empregatício com um contratante, precisa colocar na ponta do lápis quais são os benefícios que está deixando de usufruir, tais como plano de saúde, férias remuneradas, 13º salário e Fundo de Garantia. 

Ao ser contratado como PJ, é importante negociar um valor de remuneração em que possa organizar uma estrutura semelhante, a diferença será sua responsabilidade sobre a gestão dos recursos.

Sem ela, a remuneração líquida como um  prestador de serviços acaba sendo percebida como superior a de trabalhadores com carteira assinada, mas na verdade a pessoa está perdendo.

Por se tratar de um contrato entre duas partes, o ideal é que exista espaço para declarar as condições da prestação de serviços.

Deixe registrado no contrato quando ocorrerão os reajustes anuais e pagamentos de bônus, caso haja remuneração vinculada a metas de trabalho.

Conheça os limites

É importante que você estipule um valor para o teto de gastos familiar porque a limitação traz previsibilidade de despesas. Isso ajuda no planejamento financeiro, tendo em vista que o profissional PJ tem receitas variáveis. 

Não há um valor exato para esses gastos, porque cada indivíduo tem a sua realidade familiar. Mas a divisão clássica é: 50% em gastos essenciais e de subsistência (aluguel, alimentação, educação, saúde etc); 30% para qualidade de vida e desejos pessoais (viagens e lazer); e 20% para investimentos ou reserva de emergência.

Se em algum momento você perceber que as suas despesas estão acima do limite saudável, a partir da planilha de despesas, verifique o grau de prioridade de cada uma. Assim será mais fácil cortar os supérfluos.

Invista na sua carreira

Quem trabalha por conta própria é um empreendedor e precisa mais do que nunca manter sua marca bem avaliada no mercado. Busque conhecer os seus clientes e procure informações sobre como pode ajudá-los.

Corra atrás de conhecimento, estude, participe de cursos e orientação profissional. Isso será o maior trunfo para o seu sucesso.

Agora você já sabe como cuidar das suas finanças sendo alguém que trabalha por conta própria. Usando essas dicas você poderá equilibrar sua relação com o dinheiro.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.