Como melhorar a concentração na leitura? Dicas importantes!

Você tem problemas de concentração na leitura? Então provavelmente já passou pela seguinte situação: sentou na sua mesa ou cantinho de estudos, abriu o livro (ou o seu material de estudos), leu várias vezes o parágrafo e não prestou atenção no que leu.

Inclusive, segundos depois nem lembrava o que estava escrito ali, não é verdade?

Pode até parecer que não, mas a concentração é um ponto primordial para o rendimento em qualquer atividade realizada, e principalmente nos estudos.

Entretanto, nem sempre sabemos a origem da falta de concentração e como é possível resolvê-la.

Portanto, vamos falar um pouco sobre a concentração na leitura e como é possível melhorá-la.

Importância da leitura em nossa vida

Em algum momento, você já se perguntou qual a importância da leitura em sua vida?

É comum associarmos a leitura à uma das maneiras de aprender e construir conhecimento, principalmente conhecimentos teóricos, que são a base para a prática.

Mas… Como é possível construir um conhecimento concreto quando não se tem concentração na leitura?

Pode parecer brincadeira (e até mesmo filme), mas é provável que já tenha acontecido com você.

Um belo dia, você acordou super motivado a ser produtivo, a bater a meta de estudos e de leitura, mas ao iniciar as suas atividades, você parou 5 minutinhos para olhar o celular, abriu o WhatsApp, depois as outras redes sociais, e esses 5 minutinhos se tornaram 1 hora.

Depois disso, você continou a ler (entre algumas pausas para dar atenção à outras atividades) e no final do dia percebeu que não conseguiu concluir os estudos.

Mas como amanhã é outro dia, deixou para amanhã. E para depois, e depois, e depois…

Resultado: a leitura e os estudos viraram uma bola de neve caótica, você se desmotivou com tanta coisa atrasada e se desesperou.

Nesse sentido, percebe o quanto a concentração na leitura é fundamental para os estudos e para a produtividade?

Ora, a concentração na leitura é a base de um bom rendimento, influenciando inclusive na saúde física e mental.

Qual a diferença entre concentração e foco?

Primeiramente, vamos compreender a diferença entre concentração e foco. Enquanto o foco é voltado para o planejamento e para a execução do objetivo, a concentração é voltada para o desempenho das atividades imediatas, que levam ao objetivo maior.

Assim, quando a concentração está baixa, é comum haver a releitura, que é justamente a maior queixa dos leitores e dos estudantes.

Mas afinal… O que é a releitura? Basicamente, a releitura é a leitura do mesmo trecho, até compreender o conteúdo.

Comumente, é nesse momento que a frustração se instala, pois muitas vezes não conseguimos avançar no conteúdo e perdemos muito tempo, que é precioso no ciclo de estudos.

É incrível como o tempo voa quando estamos presos nesse ciclo de frustração, e é aqui que as tarefas se atrasam e tudo se acumula, pois não conseguimos realizar o que foi planejado.

Contudo, é no momento da releitura que o foco deve estar presente, pois veja bem: o ato de repetir a mesma ação várias e várias vezes não é realizada de forma automática.

Ou seja, é necessário um comando racional para fazê-la de forma efetiva, e o foco é um precursos desse comando, já que é o gerador da ação de continuar.

Nesse sentido, a concentração e o foco são coisas distintas, mas que caminham juntas e são essenciais para a leitura e para os estudos.

Como desenvolver a concentração na leitura

Para desenvolver a concentração na leitura, um dos passos mais importantes é compreender o valor que a leitura e o estudo têm para você, e como ela pode impactar a sua vida e o seu futuro.

Por exemplo: se você está estudando para um concurso, está visando uma mudança de vida, tanto pessoal quanto familiar.

Sendo assim, a leitura e os estudos têm um peso muito grande, não é verdade?

Portanto, quando sabemos o impacto que as coisas tem em nossa vida, automaticamente, a nossa concentração melhora.

Principalmente porque sabemos que aquilo precisa ser feito, e precisa ser feito por nós mesmos.

Depois disso, vamos à algumas técnicas e detalhes que fazem toda a diferença na nossa concentração.

Detalhes que fazem toda a diferença na concentração na leitura

Controlar os pensamentos é primordial

Antes de tudo, é importante compreender que a nossa mente está funcionando a todo vapor em todos os momentos, e com isso, temos um fluxo de pensamentos.

Para uns, este fluxo é mais lento. Já para outros, este fluxo é extremamente rápido e inquieto.

Muitas vezes, os pensamentos estão no “modo turbo”, indo de 0 a 100 km/h em segundos, e isso prejudica completamente a concentração.

Portanto, um dos maiores detalhes é: controle o seu fluxo de pensamentos. Mas como é possível fazer isso? Vamos à parte parte da coisa!

Para não se distrair, é ideal que você tenha uma rotina de estudos ou leitura bem planejada.

Além disso, a rotina é fundamental para condicionar o cérebro a memorizar e compreender que ao entrar no cantinho de estudos, aquele será o momento específico para isso, sem distrações.

Ah, e por falar em distrações… Procure eliminar toda e qualquer distração no momento dos seus estudos.

Sabemos que a tecnologia e o celular estão presentes no nosso cotidiano, e que precisamos muito deles. Mas no momento dos estudos, a concentração é fundamental.

Portanto, esqueça por um tempo o celular, as redes sociais, televisão e tudo aquilo que rouba a sua atenção, pois a possibilidade de “viajar” é enorme.

Caso a sua mente tenha dificuldades em se manter focada por um tempo devido ao fluxo de pensamentos, busque maneiras para controlá-los e se manter no presente.

Existem alguns exercícios de meditação, respiração e atenção plena (ou mindfulness) que são excelentes para trazer a mente para o aqui e agora.

Acima de tudo… Respeite o seu próprio tempo

Outro grande problema dos leitores (principalmente nós concurseiros) é a questão da comparação e da falta de tempo. Vou explicar melhor.

Ao estudar para concursos, sabemos que a concorrência é enorme, e portanto, buscamos ser os melhores.

Assim, é natural buscarmos relatos de pessoas que são referência em estudos, em concursos, para saber como chegaram à aprovação.

O problema está na comparação que fazemos com estas pessoas. Ao vermos os relatos de pessoas que estudaram 10h ou 12h por dia, estabelecemos metas altíssimas, que raramente conseguimos cumprir.

E sabe o por quê?

Ora, somos pessoas completamente diferentes umas das outras, portanto, aprendemos de maneiras diferentes, em tempos diferentes.

Portanto, respeite o seu próprio tempo, para não se frustar com o andamento dos seus estudos e da sua aprendizagem.

Claro, dê o máximo de si e quebre o estereótipo de que não irá conseguir desempenhar bem e que não terá o resultado esperado.

Porém, saiba que você tem o seu próprio tempo, e que com o tempo, foco e concentração, irá melhorar dia após dia.

Veja mais: >> Saiba Como Ler 3 X Mais Rápido<<

Comentários estão fechados.