Como lidar com o estresse no seu local de trabalho

O estresse pode prejudicar bastante a carreira. Para evitar que isso ocorra veja aqui algumas dicas para lidar com o estresse no local de trabalho.

Infelizmente o estresse faz parte do nosso cotidiano, enfrentar situações desgastantes é algo comum no dia a dia dos trabalhadores. Embora seja algo recorrente, grandes doses de estresse são prejudiciais à saúde, além de fazer com que o rendimento de uma pessoa no trabalho caia significativamente.

E se você deixar ele entrar na sua vida, pode causar estragos nas outras áreas, como família e amigos. Um trabalhador estressado é uma porta aberta para se tornar uma pessoa infeliz.

Em momentos assim a vontade é largar tudo e passar um bom tempo relaxando em algum lugar tranquilo, bem longe de rotinas estressantes não é mesmo? Mas nós sabemos que grande parte da população não pode tomar uma atitude como essas, pois precisa trabalhar.

Sendo assim, reunimos aqui algumas dicas para que você não deixe o estresse invadir o seu local de trabalho e atrapalhe a sua carreira.

Você também precisa ler:

Encontre a raiz do problema

O estresse tem muitas causas, é importante que você tome consciência de onde ele está vindo na sua rotina. Você pode até fazer uma lista das coisas que estão estressando você, seja no trabalho ou em casa.

Quando você souber exatamente o que está incomodando você, será mais fácil encontrar uma solução. Você pode conversar com seus colegas de trabalho e perguntar se eles sentem o mesmo que você.

Estabelecer um clima mais amigável no ambiente de trabalho torna as relações menos estressantes e melhora o trabalho em equipe. Isso vai diminuir a ansiedade em relação ao trabalho. Você também pode procurar a ajuda de um psicólogo se achar necessário.

Deixe o celular de lado

Apesar da tecnologia ter facilitado a nossa relação com o trabalho, com ela veio a sensação de que precisamos estar disponíveis 24 horas por dia e isso pode ser bastante estressante.

É claro que algumas vezes será necessário estar em contato com o escritório mesmo depois do horário de trabalho. Mas é importante que você aproveite seus momentos de descanso para se desconectar das demandas de trabalho.

Sempre que você se sentir culpado por não estar respondendo e-mails lembre-se de que se você estiver exausto não será produtivo no dia seguinte. A sua mente precisa de descanso ou vai começar a falhar, então quando for hora de descansar deixe o celular e o computador longe de você.

Escolha um horário para desligar os aparelhos eletrônicos, especialmente na hora de dormir. Isso vai ajudar você a não ficar checando cada notificação nova.

Faça pausas ao longo do dia

Sabemos que o foco é importante para desempenharmos bem as nossas tarefas. Mas se você focar no trabalho o tempo todo corre o risco de ficar mais estressado. Por isso, sempre que sentir que está ficando sobrecarregado pare um pouco, tire os olhos da tela do computador e respire fundo.

Faça uma pausa de cinco minutos, tome uma água ou um café, olhe pela janela, alongue-se. Dê um tempo para que a sua mente descanse, depois você pode voltar para a sua atividade. Com pequenas pausas ao longo do trabalho os níveis de estresse reduzem e você se sente mais relaxado.

Assine nossa News later para receber conteúdos exclusivos! Entre também no nosso canal do telegram e receba notícias diárias! 

Receba novidades pelo Canal do Telegram

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.