Dívidas no cartão de crédito? 3 dicas para evitar de uma vez por todas!

As dívidas no cartão de crédito são de tirar o sono. Para ajudar, separamos algumas dicas simples de como evitá-las de uma vez por todas. Veja!

As dívidas no cartão de crédito são sempre uma dor de cabeça para muitos brasileiros. Com isso, uma dúvida sempre fica no ar: ele é mocinho ou vilão?

A verdade é que tudo depende da forma que vai usá-lo. Afinal, o cartão de crédito pode ser um excelente aliado no seu dia a dia. Falaremos mais sobre isso.

Você também precisa ler: 

O maior medo em relação às dívidas no cartão de crédito está relacionado aos juros altos. Afinal, é considerado um dos maiores juros no mercado.

Entretanto, utilizando com cuidado é super possível evitar os débitos e aproveitar todo o lado positivo que ele tem. Acumular pontos, acumular milhas e ter mais controle das suas contas. 

Como evitar as dívidas no cartão de crédito?

Sim, utilizar o cartão de crédito da forma errada pode gerar um grande endividamento. Entretanto, o vilão não é ele, mas sim você que não sabe como aproveitar os benefícios que ele traz.

Por isso, a primeira atitude a tomar é: só solicite um cartão de crédito se realmente tiver responsabilidade. 

Sabemos que é difícil resistir aquele cartão liberado pelo banco ou aquele limite que eles adoram aumentar. Mas não se engane, essas propostas podem fazer você cair em dívidas no cartão de crédito.

Por isso, você não deve aceitar tudo que eles oferecem. É importante que entenda a sua realidade financeira e tenha certeza do que pode e do que não pode aceitar.

Além disso, saiba quais estratégias utilizará com o seu cartão. 

Por exemplo: ele vale a pena porque vou receber milhas e será uma economia para viagens; vou pagar todas as minhas contas com ele para que eu tenha uma ideia de quanto eu realmente ganho no mês (para quem não tem receitas fixas); usarei porque tenho mais controle que o débito; ou simplesmente porque quero deixar para emergências.

Vale a pena? Não vai se enrolar? Então vale a pena. Caso contrário, entrará em dívidas no cartão de crédito

Resumidamente, entenda a sua realidade financeira e tenha certeza que é o momento para ter um cartão de crédito.

Será que vale a pena pagar o mínimo do seu cartão?

A princípio, essa é uma dúvida que, com certeza, já ficou na cabeça de muitas pessoas que se enrolaram com o cartão de crédito.

Nesse sentido, quando você realiza o pagamento mínimo, isso significa que todo o restante da fatura terá que ser pago no mês seguinte.

Além disso, entrará juros, como já falamos mais acima é muito alto, e ainda juntará com a fatura do outro mês. Ou seja, se você quer evitar as dívidas no cartão de crédito é fundamental que não entre no processo de pagamento mínimo.

Afinal, se você não conseguiu pagar uma fatura completa, já imaginou pagar duas juntas? É bem complicado né?

Por isso, só gaste o que realmente consegue pagar sem prejudicar seu orçamento financeiro. 

Parcelar ou não a fatura?

Segue a mesma regra anterior: Consegue evitar? Evite! O parcelamento da fatura pode ser a melhor opção invés do pagamento mínimo, já que você não pagará praticamente duas faturas juntas.

Quando parcela a sua fatura, você consegue definir o valor que será pago por mês. Agora, não esqueça que terá juros também.

A diferença é que você terá um controle financeiro melhor em relação às dívidas no cartão de crédito.

Entre pagamento mínimo e parcelamento da fatura? O ideal é nenhum dos dois, mas, caso não possa evitar, o parcelamento é melhor.

Vale ressaltar que alguns bancos diminuem o limite de quem realiza o parcelamento. 

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.