Saiba como estudar Língua Portuguesa para Concurso Público

A Língua Portuguesa é uma das matérias de maior peso em um concurso. Reunimos algumas dicas para que você possa estudar de forma eficaz.

A Língua Portuguesa é uma das matérias de maior peso em questões de concurso público. Estar afiado com a disciplina é uma vantagem para qualquer concurseiro.

Muitas vezes essa matéria é deixada de lado para que o candidato se dedique às matérias específicas do cargo que está concorrendo. 

Porém essa disciplina tem impacto em toda a prova, isso porque além das questões de gramática e concordância, uma boa interpretação de texto e uma boa escrita podem ser o ponto forte de um candidato no concurso.

Para ajudar você que precisa de uma ajudinha com essa matéria, reunimos aqui algumas dicas para que você possa estudar o português de uma forma eficaz. Confira.

O que estudar na Língua Portuguesa para concursos?

Um erro comum dos concurseiros é acreditar que basta revisar as lições sobre pontuação e estarão prontos para encarar a prova.

Na verdade, as coisas são um pouco mais complexas, existe uma espécie de hierarquia que o concurseiro pode seguir na sua rotina de estudos. 

O ideal é você começar a entender as dez classes gramaticais e os detalhes relacionados a elas, essa será a base dos seus estudos na Língua Portuguesa.

Em seguida, você deve partir para o estudo da sintaxe do período simples e da síntese do período composto.

Quando você tiver dominado esses tópicos você pode passar para o estudo de pontuação, colocação pronominal e concordância. Regência verbal e crase também são assuntos que merecem uma atenção especial, já que costumam tirar a tranquilidade dos concurseiros.

Interpretação de texto

Ter uma boa interpretação de texto é crucial para uma boa execução na prova, isso porque muitas questões costumam ter pegadinhas ou vem acompanhadas de textos de apoio bastante complexos, o que pode confundir a cabeça do candidato na hora de elaborar a resposta. 

O ideal para que você ganhe uma boa experiência com interpretação de texto é o treino.

Na sua rotina de estudos você precisa incluir um tempo para resolver questões que vêm acompanhadas de textos de apoio elaborados e se propor a resolver as questões. 

Você pode treinar com simulados online, escolher provas de bancas diferentes e com o tempo você pode migrar para uma banca específica.

O importante é criar o hábito da leitura e interpretação de texto. 

Não tenha medo de voltar ao básico

Quando se trata da matéria de Língua Portuguesa é necessário que o candidato entenda que terá que revisar aquele conteúdo que aprendeu lá no ensino fundamental.

Isso porque, dentro do português um assunto vai puxando o outro e pular um tópico pode prejudicar a continuidade do estudo.

Até porque essa revisão vai fazer com que você compreenda questões que talvez não tenha assimilado completamente quando viu pela primeira vez.

Isso é um fenômeno comum e vai ajudar você a manter o conhecimento fresco na memória sem precisar decorar nada. 

Lembre-se que a Língua Portuguesa tem um peso muito grande na nota do concurso, por isso não é bom ignorá-la por acreditar que já sabe tudo.

A persistência e a paciência são as suas maiores armas.  

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

 

Comentários estão fechados.