Como eram criados os efeitos dos filmes antigamente

Como eram criados os efeitos dos filmes antigamente, você já parou para pensar? Hoje em dia o Cinema e as plataformas de streaming de filmes como, a Netflix, PrimeVídeo e entre outras garantem o nosso entretenimento.

Nesse sentido, todos com filmes ou séries com diversos efeitos especiais produzidos com  tecnologias como, o fundo verde para criar o cenário, iluminação adequada, editores de vídeos profissionais. Entretanto, antigamente nada disso existia e os filmes tinham efeitos especiais, mas como eles eram gravados?

Conheça aqui como os efeitos de alguns filmes eram criados.

Observe como eram criados os efeitos dos filmes antigamente

Inicialmente os efeitos especiais dos filmes antigos eram criados com muita criatividade e técnica de gravação. Observe como alguns eram produzidos.

O homem mosca, 1923

Em uma das cenas desse filme o ator Harold Lioyd fica pendurado nos ponteiros de um relógio em cima de um prédio. Além disso, esse efeito com certeza chamou a atenção do público naquela época.

Entretanto, o que ninguém sabe é que gravar a cena ele precisou ficar em cima de um prédio, pois objetivo era que a cena ficasse o mais real possível.




Ben-Hur, 1925

Nesse filme Jesus realiza alguns milagres e um deles é a cura de duas mulheres, os seus rostos doentes foram curados rapidamente por Jesus. Dessa forma,  a criação desse tipo de cena precisou de uma técnica para ajustar a cor do filtro da câmera;

Em tempo, o objetivo durante a gravação da cena era fazer com que a maquiagem da doença não fosse mostrada em uma das posições.

The Black Pirate, 1926

Uma das cenas marcantes desse filme é o ator Douglas Fairbanks que segura uma faca em uma das mãos, e em seguida ele vem descendo e cortando a vela de um navio usando a faca. Nesse sentido, para que essa cena tivesse esse efeito ela precisou ser gravada algumas vezes, o responsável pela gravação foi irmão do ator.

Vale destacar ainda que ele posicionou a câmera e a vela do navio de forma inclinada, depois ele usou um contrapeso junto com a faca do ator.




Ella Cinders, 1926

A atriz Colleen Moore nesse filme aparece revirando os seus olhos para lados apostos. Ademais, para que esse efeito fosse gravado a cena precisou ser filmada duas vezes.

Na primeira gravação foi usado um vidro preto para tampar metade da lente da câmera para que atriz pudesse girar um dos seus olhos.

Em seguida o filme da câmera era voltado para o início para que a gravação filmasse a outra metade o rosto girando o olho.

Tempos modernos, 1936

Em uma das cenas, o ator Charlie Chaplin parece que vai cair de um lugar bem alto.

Entretanto, para passar essa impressão à cena usa um cenário falso posicionado em frente da câmera, assim ele passa impressão que existem diversos andares.




Os efeitos especiais dos filmes são divididos 

Os efeitos especiais dos filmes são divididos em duas categorias: Os efeitos visuais e os efeitos especiais em si.

Na primeira opção, os efeitos são aplicados após a gravação, ou seja, é nessa fase que são inseridos os efeitos visuais como nos filmes produzidos em Hollywood.

Já os efeitos especiais envolvem diversos elementos durante a gravação da cena como, por exemplo, efeitos mecânicos, físicos e também os práticos como o uso de algum dispositivo que entram em cena.

Podemos destacar entre eles o uso de bonecos, maquiagem e entre outros que são usados nos atores.

Conclusão

Realmente a forma de como eram criados os efeitos dos filmes antigamente era bem interessante, pois eles não contavam com recursos tecnológicos como os filmes de hoje em dia.

Então, para que as cenas pudessem contar com efeitos especiais era preciso ter criatividade para criar esses efeitos. Por isso, os filmes são considerados a “Sétima Arte”.



cinemacomo eram criados os filmes antigoscuriosidadesefeitos especiais antigamente
Comentários (0)
Adicionar comentário