Como encontrar uma bolsa de estudos ideal para você

Para quem está buscando uma bolsa de estudos que corresponda ao seu perfil estudantil, reunimos algumas dicas que facilitarão a busca. Confira.

Uma bolsa de estudos pode ser a resposta para que milhares de brasileiros possam ter acesso a cursos de graduação e pós-graduação. Embora possa parecer que conseguir uma bolsa é quase uma missão impossível, existem muitas instituições que disponibilizam bolsas para estudantes.

Para quem está buscando uma chance de fazer a graduação ou pós-graduação, um dos maiores desafios é encontrar uma bolsa de estudos que corresponda ao seu perfil estudantil.

Então, com o intuito de te ajudar nessa jornada, reunimos algumas dicas que facilitarão a sua busca. Confira!

Encontre o curso ideal

Escolher um curso de graduação é uma decisão muito importante na vida de um estudante, afinal ele terá que dedicar muito do seu tempo estudando a área que escolher. 

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar você nesse momento de decisão, você pode fazer testes vocacionais, conversar com profissionais da área, pesquisar nas próprias instituições maiores detalhes sobre os cursos que você tem em mente.

O ideal é que você possa compreender os aspectos práticos do curso e possa unir às suas paixões. 

Pesquise as opções disponíveis

Quando você tiver decidido qual curso vai estudar poderá dar o próximo passo, que é procurar por instituições que ofereçam bolsas na modalidade que você escolheu.

Procure entender quais as opções disponíveis e quais são exigências envolvidas.

 Bolsas de estudo geralmente vem acompanhadas de muitos detalhes que podem se tornar problemas no futuro caso você não se atente a eles. Leia os editais e entenda todo o processo do pedido de bolsa, o que ela cobre, se é integral ou parcial. 

Um ponto muito importante que deve ser verificado é se o curso que você tem interesse é reconhecido pelo MEC.

Você pode fazer essa pesquisa em sites especializados, se a instituição que você está pensando em aderir não for reconhecida pelo Ministério da Educação, seu curso não terá validade. 

Coloque tudo no papel

Finalmente, é muito importante que você saiba todos os custos envolvidos na bolsa a qual você pretende se candidatar.

Por exemplo, se você optar por um financiamento estudantil pago após o término do curso, quais são as taxas de juros? Qual o prazo para o pagamento total? Existem possibilidades de descontos?

Mesmo que a empolgação de fazer seu curso deixe você eufórico, você precisa tirar um momento do seu dia para analisar as opções possíveis e checar quais delas cabem no seu orçamento.

Nesse sentido, lembre que nem todo mundo consegue ser contemplado com bolsas de estudo integrais, e mesmo os que conseguem ainda tem outros gastos que a bolsa não cobre. 

Entenda todos os detalhes envolvidos no processo para que você evite no presente dores de cabeça que podem afetar o seu futuro.

Organize toda a papelada relacionada a esse tema e faça uma planilha com tudo o que você vai precisar durante o período de estudo, desde material de papelaria até transporte e alimentação.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Comentários estão fechados.