O Segredo de como definir suas metas financeiras em 5 etapas
Definir as suas metas financeiras é muito importante para ficar cada vez mais perto da sua liberdade. Afinal, é difícil pensar em conquistar algo sem que você trace estratégias para chegar lá. E quando se trata de dinheiro é ainda mais delicado. Para você atingir qualquer meta financeira, precisa de muita organização. E separamos 5 dicas para ajudar você a definir seus objetivos financeiros.
O que são metas financeiras?
Metas nada mais são que etapas. Então, você define um objetivo final e divide em metas. É como se você quebrasse esse objetivo em etapas menores. Ou seja, facilita para você na hora de realizá-lo. Por exemplo: Você quer muito fazer uma viagem para Londres, esse é o seu objetivo. Mas como você fará para alcançá-lo? É o momento de definir as metas para realizar essa viagem. Lembrando que cada etapa precisa ter a data que será cumprida e o passo a passo do que será feito.
Você tem metas financeiras de curto, médio e longo prazo.
Vamos entender um pouco sobre cada uma.
- Curto prazo: São aquelas metas que você vai realizar em poucos meses (de 6 a 12 meses). Geralmente são objetivos pequenos e que você pode dividir em metas curtas. Por exemplo: Guardar dinheiro para compra do presente de Natal do seu filho. O objetivo é o presente. A meta de curto prazo é você definir o quanto vai poupar até o dia da compra do presente. Lembrando que é preciso ter uma data para essa meta. Afinal, a data para o objetivo já tem, que é o dia 25.
- Médio prazo: As metas financeiras de médio prazo são para objetivos maiores. O prazo é de 1 a 2 anos. Por exemplo: Você quer participar da virada de ano de 2022 para 2023 em New York. Além de poupar dinheiro, você quer investir para que ele renda por um determinado período (colocar a data). Essa é apenas uma das metas. Quando você pensa em uma viagem para o exterior são muitos os processos que envolvem dinheiro. Então, tudo precisa ser bem detalhado.
- Longo prazo: Objetivos longos e que dependem de muito planejamento (5 anos). Por exemplo: Comprar uma casa.
Como definir as suas metas
É preciso muito planejamento e organização. Você precisa saber o seu próximo passo. É fazer um plano de ação muito bem detalhado para não se perder no caminho. Não podemos esquecer que estamos falando de dinheiro, o que precisa de muito cuidado e controle para não se enrolar. Por exemplo: Gastar demais e não conseguir guardar o suficiente para o seu objetivo. Outra consequência da falta de controle é precisar mexer no dinheiro que está investido para o seu objetivo.
Tenha um local para você incluir todo o seu planejamento. Não adianta só pensar se você não anotar. Você não terá como se cobrar se não tiver em lugar nenhum. Escolha a ferramenta que preferir, seja digital ou analógica. Agora, vamos conhecer as 5 etapas para as metas financeiras.
1- Qual é o seu grande objetivo?
Para que você possa definir suas metas, precisa saber qual o seu grande objetivo. Com isso, você consegue pensar em todas as etapas que precisa passar para alcançá-lo.
Se você quer alcançar a sua liberdade financeira, precisa saber quando você quer atingir. Depois pensar em todas as etapas menores que farão você chegar lá. Por exemplo: fazer renda extra e faturar um determinado valor por mês. Todo mês investir X valor para começar a render.
É muito importante você ter muito claro o que você quer conquistar. E não pode, de forma alguma, ter um objetivo sem prazo. Caso isso aconteça, fique sabendo que é apenas um sonho. Não tem como você ter metas financeiras se não tem prazo para alcançar.
2- Não fuja da realidade
Um dos motivos para as metas e os objetivos não funcionarem é não ser realista. Não adianta você pensar que alcançará a liberdade financeira em 6 meses, sendo que você ganha R$1.000 por mês. Isso é impossível? Não é, mas é muito difícil acontecer.
Agora, se você diz que vai conquistar esse objetivo em até dois anos, fica um prazo mais acessível. Até lá você pode mudar de emprego, ser promovido, pode fazer bastante renda extra e outras ações para trazer dinheiro.
Ser realista é fundamental para cumprir as metas. Afinal, escrever você pode escrever, mas cumprir é outra coisa. Então, como nosso objetivo aqui é alcançar as metas e os objetivos, seja sim realista com você mesma.
3- É hora do plano sair do mundo das ideias
A partir do momento que você já sabe o que quer alcançar, é hora de tirar essas ideias da cabeça. Você precisa ter uma ferramenta para incluir os objetivos e as metas bem detalhadas.
O caderno é uma ótima ferramenta analógica para incluir seu plano de ação. Colocar primeiro o grande objetivo e depois as metas. Inclua as datas que cada uma será cumprida e as ações para você alcançar cada uma delas. Um ponto interessante é deixar um espaço para cada uma das suas metas financeiras, para incluir qualquer tipo de observação no meio do caminho.
As ferramentas digitais, como o Trello, também são ótimas opções. Fica tudo bem organizado e de fácil acesso. Se você gosta do digital, pode procurar por algumas ferramentas de gerenciamento de projetos. São gratuitas e fáceis de mexer.
4- Acompanhe o seu processo
Não adianta definir várias metas e não acompanhar o seu desempenho. Por isso é tão importante anotar/registrar todo o passo a passo a ser cumprido. É normal precisar mexer no planejamento no meio do caminho, já que alguns imprevistos podem acontecer. Agora, se você não acompanha todo o processo, não saberá como replanejar. E qual será o resultado final? Nada de objetivo cumprido.
Não precisa se desesperar com imprevistos no caminho. O que mais gera problema é a falta de acompanhamento do seu desempenho. É preciso saber se tem cumprido tudo o que se propôs no plano de ação. Então fique atento nessa etapa.
5- Tenha disciplina
Para realizar todas as suas metas financeiras é essencial ter disciplina. Você se comprometeu a economizar X reais naquele mês, faça isso. Não é uma questão de abrir mão de tudo, mas é cumprir o compromisso com você mesma.
Se não tiver disciplina e força de vontade nem adianta fazer planejamento para alcançar qualquer objetivo, porque isso não vai acontecer. É preciso encarar e fazer tudo que é preciso. Lembre-se que era um sonho e agora se tornou um objetivo. É você por você. Não abra mão disso.
Se esse artigo foi útil para você, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Agora, se quiser saber definitivamente como sair do vermelho, clique em próximo->;
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin