Como conseguir milhas aéreas? Quais principais formas? Veja!

Aprenda como conseguir milhas aéreas de diversas formas e como trocá-las por passagens para viajar mais gastando menos.

Viajar é uma das melhores coisas da vida, mas também pode ser uma das mais caras. Por isso, muitas pessoas buscam formas de economizar nas passagens aéreas e aproveitar mais os seus destinos.

Uma das maneiras mais populares de fazer isso é acumulando milhas aéreas, que são pontos que você ganha ao voar com determinadas companhias ou ao usar certos cartões de crédito.

Mas como conseguir milhas aéreas? Quais são as principais formas de acumulá-las e trocá-las por passagens?

Neste artigo, vamos responder essas perguntas e dar algumas dicas para você aproveitar melhor os seus benefícios. Confira!

O que são milhas aéreas?

Milhas aéreas são pontos que você pode ganhar ao viajar com companhias aéreas parceiras de programas de fidelidade, como o Smiles, da Gol, o Latam Pass, da Latam, e o TudoAzul, da Azul.

Esses programas permitem que você se cadastre gratuitamente e acumule milhas sempre que voar com as empresas participantes.

As milhas podem ser trocadas por passagens aéreas para diversos destinos, nacionais e internacionais, pagando apenas as taxas de embarque.

Além disso, você também pode usar as suas milhas para resgatar produtos e serviços de empresas parceiras, como hotéis, locadoras de carros, lojas online, entre outras.

Como conseguir milhas aéreas?

Existem várias formas de conseguir milhas aéreas, mas as principais são:

Voando com companhias aéreas parceiras

A forma mais óbvia de conseguir milhas aéreas é voando com as companhias aéreas que fazem parte dos programas de fidelidade.

Cada programa tem as suas próprias regras para calcular quantas milhas você ganha por voo, mas geralmente leva em conta a distância percorrida, a tarifa paga e a categoria do cliente no programa.

Para ganhar milhas ao voar, você precisa informar o seu número de cadastro no programa de fidelidade no momento da compra da passagem ou do check-in.

Depois do voo, as milhas serão creditadas na sua conta em até 30 dias.

Usando cartões de crédito

Outra forma muito comum de conseguir milhas aéreas é usando cartões de crédito que oferecem esse benefício.

Existem dois tipos principais de cartões que permitem acumular milhas:

  • Co-branded
  • Programas de pontos.

Os cartões co-branded são aqueles que têm parceria direta com os programas de fidelidade das companhias aéreas.

Eles permitem que você ganhe milhas diretamente na sua conta do programa sempre que usar o cartão para fazer compras.

Alguns exemplos são o Smiles Visa, o Latam Pass Itaucard e o TudoAzul Safra.

Os cartões que oferecem programas de pontos são aqueles que permitem que você acumule pontos no próprio cartão e depois transfira-os para os programas de fidelidade das companhias aéreas.

Geralmente, esses cartões têm parceria com vários programas, o que dá mais flexibilidade para escolher onde trocar as suas milhas.

Alguns exemplos são o Ponto pra Você do Banco do Brasil, o Sempre Presente do Itaú e o Esfera do Santander.

Para ganhar milhas usando cartões de crédito, você precisa usar o cartão para fazer compras no crédito e pagar a fatura em dia.

Cada cartão tem uma regra para definir quantos pontos ou milhas você ganha por real gasto, e também para determinar qual é a validade desses pontos ou milhas.

Comprando em lojas parceiras

Uma forma menos conhecida, mas também muito interessante de conseguir milhas aéreas é comprando em lojas parceiras dos programas de fidelidade.

São diversas empresas que oferecem produtos e serviços dos mais variados segmentos, como moda, beleza, eletrônicos, livros, viagens, entretenimento, etc.

Para ganhar milhas comprando em lojas parceiras, você precisa acessar o site ou o aplicativo do programa de fidelidade e procurar pela seção de parceiros.

Lá, você vai encontrar as ofertas e as regras para ganhar milhas em cada compra.

Geralmente, você precisa clicar no link da loja parceira e fazer a compra pelo site ou pelo aplicativo dela.

As milhas serão creditadas na sua conta do programa de fidelidade em até 30 dias após a confirmação da compra.

Como trocar milhas aéreas por passagens?

Para trocar milhas aéreas por passagens, você precisa acessar o site ou o aplicativo do programa de fidelidade e procurar pela seção de resgate de passagens.

Lá, você vai poder pesquisar os destinos, as datas, as companhias aéreas e os valores em milhas para cada trecho.

Você também vai poder escolher entre voos diretos ou com conexões, e entre classes econômica ou executiva.

Depois de escolher o seu voo, você vai precisar informar os dados dos passageiros e confirmar a emissão da passagem.

Você vai receber um código de reserva e um bilhete eletrônico por e-mail.

Você também vai precisar pagar as taxas de embarque, que podem variar de acordo com o destino, a companhia aérea e o aeroporto.

Dicas para aproveitar melhor as suas milhas aéreas

Agora que você já sabe como conseguir milhas aéreas e como trocá-las por passagens, veja algumas dicas para aproveitar melhor os seus benefícios:

  • Fique atento às promoções dos programas de fidelidade e das companhias aéreas, que podem oferecer bônus na transferência de pontos do cartão, descontos na compra de milhas ou na emissão de passagens, entre outras vantagens.
  • Planeje as suas viagens com antecedência e seja flexível nas datas e nos destinos, pois assim você pode encontrar passagens mais baratas em milhas e economizar mais.
  • Cadastre-se nas newsletters e nas redes sociais dos programas de fidelidade e das companhias aéreas, para ficar por dentro das novidades e das oportunidades de ganhar e trocar milhas.
  • Acompanhe o saldo e a validade das suas milhas nos sites ou nos aplicativos dos programas de fidelidade, para não deixar que elas expirem sem uso.
  • Compare os preços das passagens em milhas e em dinheiro, para ver se vale a pena usar as suas milhas ou guardar para uma próxima viagem.

Assim, as milhas aéreas são uma ótima forma de viajar mais gastando menos.

Existem várias formas de conseguir milhas aéreas, como voando com companhias aéreas parceiras, usando cartões de crédito ou comprando em lojas parceiras.

Comentários estão fechados.