Como cancelar uma compra realizada no cartão de crédito?

Saiba como cancelar a compra a crédito na loja ou diretamente com o emissor do cartão; Veja para quem ligar em todas as situações.

É garantido pela legislação brasileira que todo cidadão tem o direito de receber de volta o que pagou em compras e serviços.

Neste artigo, descubra quando o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante esse direito e como você pode cancelar a compra realizada com o cartão de crédito.

Cancelar uma compra feita na loja física

Inicialmente, neste neste caso, você deve pedir à loja onde fez a compra o cancelamento do valor e depois cobrar uma nova taxa. Em caso de recusa, entre em contato diretamente com a operadora do cartão e cancele a transação.

Cancelar compra por desistência ou compra acidental

O prazo para cancelamento de uma compra feita pela Internet ou por telefone expira no prazo de sete dias em caso de desistência.

Nisso, o prazo é contado a partir do recebimento do produto ou ativação do serviço, mas você também pode cancelar antes do recebimento da mercadoria.

Este benefício é garantido pelo direito de arrependimento, que por sua vez é garantido pelo CDC garantido.

Ainda neste ponto, o vendedor é responsável por solicitar o cancelamento junto à administradora do cartão.

Estorno de cobrança indevida ou ilegítima

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar se a transação que aparece no seu cartão de crédito não é uma cobrança recorrente.

Nisso, muitas vezes o usuário pode assinar um serviço que é cobrado mensalmente e esquecer de cancelar; ou houve um ajuste de preço que não foi comunicado ou do qual você não se lembra.

Logo, caso você já tenha cancelado sua assinatura e uma cobrança inválida foi feita, entre em contato com seu provedor de serviços – eles são obrigados a fazê-lo e aceitar o pedido de cancelamento da compra.

Caso não esteja ciente da cobrança, entre em contato imediatamente com o emissor do cartão, pois seus dados podem ter sido usados ​​por terceiros.

Cancelamento por diferenças de preços

Se verificar que o valor cobrado no cartão de crédito é superior ao indicado na etiqueta do produto ou na fatura, é garantido o direito ao estorno do valor pago em excesso.

Entre em contato com a loja e peça o reembolso.

Outrossim, é possível que o cliente compre algo e dias depois descubra que o valor da mercadoria caiu.

Nesses casos, você não precisa necessariamente cancelar a compra. Algumas bandeiras de cartão de crédito como Mastercard e Visa oferecem seguro de proteção de preço.

Assim, com ele é possível receber a diferença entre o valor pago e o preço vigente. No entanto, isso só se aplica se ainda estiver dentro de 30 (trinta) dias da data de compra original.

Compra que não cumpriu o prazo de entrega

Se você comprou um móvel que a loja (física ou virtual) não entregou mesmo após o prazo estipulado, você também tem o direito de cancelar e solicitar a compra o reembolso do que já foi pago.

Assim, o mesmo se aplica a serviços contratualmente acordados e não executados, como por exemplo, uma reforma ou colocação de cortinas.

Nos casos acima, solicite o reembolso de quem comprou o produto ou serviço.

O que acontece se cancelar compras parceladas?

Caso seja necessário cancelar uma compra parcelada no cartão, observe que somente as parcelas já pagas serão reembolsadas.

Em determinadas situações, se apesar do direito garantido por lei, você não receber o reembolso do valor pago no cartão de crédito, faça uma reclamação nos sites dos serviços de defesa do consumidor.

Responsabilidades do cliente

Uma última dica, se você está pensando em cancelar uma aquisição feita com o cartão só porque não gostou do produto, consulte o site da loja para informações sobre as políticas de troca.

Isto permite evitar conflitos e situações constrangedoras, afinal há casos em que o lojista não é obrigado a trocar a mercadoria ou devolver o dinheiro ao cliente.

Ademais, o consumidor também tem obrigações a cumprir. Na verdade, é melhor verificar essas informações antes de fazer qualquer nova compra.

Essas informações geralmente podem ser encontradas na seção de perguntas frequentes (FAQ) nos sites das lojas e empresas.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui e acompanhe o nosso portal.

Comentários estão fechados.