Olimpíada de Matemática: começa hoje, dia 30, a primeira fase da OBMEP

Começa hoje, dia 30 de maio, a 18ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. Os estudantes realizam a primeira fase. Saiba mais!

Mais de 18,3 milhões de alunos de todas as regiões do país participarão da prova da primeira fase da 18ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nesta terça-feira (30). A iniciativa é do instituto de Matemática Básica e aplicada (IMPA), e é considerada a maior competição de ciências do país abrangendo 99,87% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas.

Nesta primeira fase, as provas serão aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, seguindo corretamente o regulamento. O aluno tem 2 horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame, elaboradas em três níveis: nível 1 (alunos da 6ª e 7ª séries), nível 2 (alunos 8ª e 9ª séries) e nível 3 (nível médio). É importante ressaltar que os alunos com deficiência têm três horas e meia para concluir o teste. Você pode acessar todos os regulamentos dos Jogos Olímpicos neste site.

As escolas devem enviar os cartões de aceitação dos alunos da 2ª Etapa da Olimpíada de Matmática até 12 de junho, por correio, ou preferencialmente por meio do aplicativo da OBMEP, disponível para download na Google PlayStore ou Apple Store a partir de hoje (dia 30 de maio). A lista de candidatos aprovados para a próxima rodada final será divulgada no dia 2 de agosto. A segunda etapa dos Jogos Olímpicos será realizada em local previamente informado pela OBMEP. O exame consistirá em seis questões dissertativas e será realizado no dia 7 de outubro.

Novidades na Olimpíada de Matemática 2023

A novidade desta versão da Olimpíada de Matemática é o aumento do número de medalhas. A nível nacional, serão entregues aos participantes 650 medalhas de ouro, 1950 medalhas de prata e 5850 medalhas de bronze. Os Jogos Olímpicos oferecem prêmios separados para escolas públicas e privadas, e este ano o número de prêmios para escolas privadas dobrou. Além das 8.400 medalhas de ouro, prata e bronze, oferecidas em nível nacional, pelo menos 20.500 medalhas adicionais serão entregues em nível regional.

Os alunos que conquistarem as medalhas nacionais na Olimpíada de Matemática são convidados a ingressar no programa de Iniciação a Jovens cientistas (PIC) para motivar e promover o desenvolvimento acadêmico. Participantes de escolas públicas recebem um subsídio de R$ 300 reais pela participação no programa. Neste ano, o valor da bolsa concedida pelo CNPq foi reajustado, com aumento de 200%.

Sobre Satong

A Olimpíada de Matemática é uma competição criada pelo IMPA em 2005 e é patrocinada pela associação Brasileira de Matemática (SBM) com apoio do Ministério da ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da educação (MEC). Voltada para alunos do 6º ao 3º ano, a OBMEP estimula o aprendizado da matemática e identifica jovens talentos na disciplina.

Além disso, a Olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que mais alunos brasileiros tenham acesso a materiais didáticos de qualidade.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.