Clonagem de cartão: Saiba reconhecer e como se precaver

Atualmente, a clonagem de cartão é um dos receios mais comuns das pessoas que utilizam essa forma de quitação para compras.

Atualmente, a clonagem de cartão é um dos receios mais comuns das pessoas que utilizam essa forma de quitação para compras presenciais ou virtuais.

Segundo pesquisa da Febraban, 49% dos usuários de cartão de débito e crédito já tiveram o cartão copiado, uma das fraudes mais comuns atualmente.

Porém, apesar de sua popularidade, o golpe da cópia do cartão tem muitos detalhes que não são totalmente conhecidos.

É por isso que criamos este conteúdo para explicar o funcionamento da duplicação de tags, o que fazer se você receber cartões copiados e como não incidir nesse golpe.

Clonagem de cartões: Funcionamento

A clonagem de cartão ocorre quando os criminosos acessam os dados do cartão de débito ou crédito da vítima para fazer compras ou sacar dinheiro.

Antigamente, quando os cartões não tinham chip de segurança, todos os dados eram armazenados na tarja magnética do cartão, que é a tarja preta no verso do plástico.

Mas essa tecnologia tem falhas de segurança e facilita a clonagem. Para tanto, o golpista simplesmente passa o cartão pela própria máquina e copia os dados.

Nisso, como resultado, os dados dos clientes agora são armazenados em um chip criptografado, dificultando a operação dos criminosos.

Atualmente, a maioria dos pagamentos com cartão é feita com chips, e muitas marcas, inclusive a Mastercard, já estão considerando a eliminação gradual da faixa nos próximos anos.

Em outras palavras: a tecnologia evoluiu muito, mas as técnicas criminosas também.

Logo, a clonagem de cartões não é culpa da instituição bancária responsável ou da bandeira do cartão. Mesmo essas organizações tendem a desenvolver constantemente novas técnicas de segurança.

Além disso, lembre-se de que a clonagem pode acontecer de várias maneiras e bastantes delas podem ser evitadas pelo próprio usuário.

Formas de clonar o cartão de crédito

Existem muitas maneiras de clonar seu cartão e a vítima pode facilmente evitar muitas delas.

Desse modo, separamos as cinco táticas de fraude mais utilizadas pelos criminosos. Leia-o com atenção, veja se você se deparou com algum deles e evite ser vítima de golpistas.

Phishing

Esta é uma técnica em que os golpistas coletam dados da vítima por intermédio de um site ou e-mail fraudulento.

Os consumidores são atraídos por ofertas e promessas atraentes e acabam fornecendo seus dados pessoais, como informações de cartão de crédito, por acreditarem estar em um site oficial.

O phishing é uma das técnicas de engenharia social mais usadas atualmente.

Máquina de cartão com clonagem de dados

Nesse truque, o golpista pede para a vítima inserir a senha do cartão na máquina antes do horário indicado.

Logo, quando os dígitos da senha foram expostos, o criminoso disse que se enganou, assumiu a máquina e memorizou a senha para uso posterior.

Portanto, você deve ter muito cuidado ao pagar nas máquinas de cartão.

Compartilhamento de dados

Enviar números, datas de validade e códigos de verificação via texto é bastante arriscado, assim como compartilhar imagens da frente e do verso do seu cartão.

Portanto, evite compartilhar dados nas redes sociais, mesmo com pessoas de sua confiança.

Se a conta da pessoa for invadida ou ela colocar o perfil aberto em qualquer dispositivo, qualquer pessoa poderá acessar os dados do cartão.

Outra dica: evite pôr o cartão dentro do invólucro transparente do celular.

Compra não registrada na fatura

O passo inicial para saber se o seu cartão foi copiado é verificar a lista de compras que consta na fatura.

Caso você encontre despesas que não reconhece, tente recordar onde você foi na data e hora da conta.

Ademais, se a compra não foi realmente feita por você, pode ser um sinal de que seu cartão foi copiado.

Mas atenção: nem sempre o nome da loja coincide com o nome da conta, pois muitos estabelecimentos usam nomes sofisticados que diferem do nome registrado oficialmente.

Assim, seguindo estas dicas você conseguirá se desviar de muitos golpes e tentativas de clonagem do seu cartão de crédito.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui e acompanhe o nosso portal.

Comentários estão fechados.