Chips de 3 nanômetros já são uma realidade. Entenda!

A produção dos chips com tecnologia de 3 nanômetros é uma realidade e foi divulgada em Junho, pela Samsung Electronics.

Ainda no mês de Junho, a Samsung Electronics anunciou o início da fabricação de chips baseados na tecnologia de 3 nanômetros e se tornou a pioneira no mercado a realizar essa façanha. Esforça-se para igualar seu maior concorrente na região, a TSMC, na fabricação terceirizada.

Comparado ao método de cinco nanômetros já em uso, esta última descoberta tem potencial para reduzir o consumo de energia dos microprocessadores em cerca de 45%, além de melhorar seu desempenho em 23% e reduzir o tamanho do chip em 16%, segundo analistas

Os clientes da nova tecnologia são a própria Samsung e empresas chinesas.

Fabricação de chips

Atualmente, a TSMC lidera a produção de 54% no mercado mundial na área de contratos de chips. Eles são usados ​​por grandes organizações como Apple e Qualcomm, pois não possuem suas próprias instalações de produção de semicondutores. Em segundo lugar temos a Samsung com cerca de 16,3%.

A TrendForce anunciou um investimento de cerca de 171 trilhões de won no ano passado, o equivalente a cerca de R$ 691,3 bilhões. Tudo isso para tentar ultrapassar a TSMC e se tornar a maior fabricante de chips lógicos do mundo até 2030.

Mas essa vontade de ser a melhor e mais exclusiva do mercado não para por aí. produzir chips de 2nm no ano de 2025.

De acordo com a Mirae Asset Securities, a taxa de crescimento anual composta (CAGR) da empresa permanece bem distante. Lá, de 2017 a 2023, a Samsung tem índice de 7,9% e número 1 no mercado TSMC, segue com 30,4%.

Gostou deste conteúdo? Então acompanhe o blog da Voitto para ficar por dentro das novidades e artigos que podem te ajudar a crescer profissionalmente. Subscreva a nossa newsletter abaixo e siga-nos no Google Notícias para não perder nada!

Sobre o nanômetro

Nanômetro (nm) é uma unidade de medida padronizada do Sistema Internacional usada para expressar dimensões na escala microscópica. Um único nanômetro é igual a um bilionésimo de um metro, que é 0,000000001 m em uma escala numérica.

Nesse sentido, para comparação, uma folha de papel tem tipicamente 100 nanômetros de espessura, enquanto um cabelo humano tem entre 80.000 e 100.000 nanômetros de espessura. O vírus da gripe, por exemplo, tem cerca de 30 nm de diâmetro.

Portanto, os nanômetros são usados ​​para medir o tamanho de coisas muito pequenas que são difíceis (ou impossíveis) de ver a olho nu.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

 

 

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.