CFM: Entenda o que é e qual é a atuação do Conselho. Veja!

Cada carreira tem uma instituição para regulamentá-la e fazer vistorias na atividade dos profissionais, como é o caso do CFM. Saiba mais sobre!

Toda profissão possui uma instituição que a regulamenta e realiza fiscalizações na atividade dos profissionais, como é o caso do CFM.

Nesse sentido, com o crescente número de médicos no Brasil, tornou-se ainda mais importante padronizar a profissão e garantir não apenas direitos, mas também responsabilidades.

Devido ao impacto das atividades para o exercício da medicina no país, está dividido em unidades regionais e atua integralmente no território nacional.

A seguir, descubra o que é CFM e entenda a importância desse órgão para a medicina brasileira.

O que é CFM?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) iniciou seus trabalhos em 1951 para garantir a qualidade da profissão médica no Brasil.

Nisso, a regulação e a fiscalização são os objetivos centrais dos conselhos, mas a gestão também busca integrar os profissionais por meio de atividades regulares online e presenciais.

Levando isso em consideração, com a regulamentação da medicina, a qualidade do atendimento à população melhorou significativamente.

Isso se deve pois o CFM tem o compromisso de defender as melhores práticas dos médicos e buscar serviços eficientes para a sociedade.

Outrossim, a relação entre os médicos e a gestão das instituições é fortalecida a cada ano. Isso permite a troca de experiências por meio de documentos, informações e artigos compartilhados no portal do CFM.

Também mantém contato direto com a população, que oferece propostas de atendimento médico, reclamações e notificações de serviços prestados tanto na rede pública quanto na privada.

Quais são as contribuições do conselho?

Inicialmente, a principal contribuição da instituição para a sociedade é ampliar o espaço de comunicação. Dessa forma, o feedback é levado em consideração para mudar a postura ética e garantir que o código de normas seja atualizado diante das mudanças em curso na profissão.

A Ordem dos Médicos também ajuda a estimular os estudos, mesmo para quem trabalha na área há muito tempo. Afinal, estudar regularmente complementa o conhecimento teórico e prático e promove conquistas específicas do assunto.

Outro ponto importante é a transparência e o incentivo à pesquisa.

Veja também:

Para que todos saibam mais sobre a medicina no Brasil por meio de estatísticas, a agência desenvolve pesquisas que mostram o número de médicos no país, a distribuição desigual nas regiões e aspectos da formação de novos profissionais.

Esses estudos, denominados Demografia Médica, são publicados anualmente com informações sobre formação acadêmica, mercado de trabalho e especialidades que podem ser seguidas no programa de residência.

Assim, contribuem para a preparação profissional dos jovens licenciados.

Publicações

Além das pesquisas citadas acima, o Conselho está ampliando o espaço para publicações online, como artigos científicos atuais.

Um exemplo recente é o texto sobre a pandemia de COVID-19 e as fragilidades do sistema de saúde brasileiro, escrito por José Abelardo Garcia de Meneses.

Outras produções oficiais são o Jornal e a Revista Medicina. A primeira tem oito páginas com seções sobre ética médica, política e saúde, plenárias e comissões.

A segunda apresenta 100 páginas de conteúdo de humanidades.

A importância do conselho

Agora que explicamos o que significa CFM, a importância do corpo é traçada através das atividades apresentadas acima.

Portanto, sua principal relevância por meio da regulamentação da profissão é a representação e defesa dos direitos da profissão médica.

Em poucas palavras, o CFM também desempenha um papel indispensável no planejamento estratégico institucional de ações e programas.

Para tanto, a gestão realiza uma análise de ambiente e orientação, que orienta os objetivos para a medicina e para a instituição.

Como o objetivo das agências é defender a qualidade dos serviços de saúde, a relevância para médicos e pacientes é a mesma.

Enquanto o conselho protege os direitos dos médicos, exige uma atuação ética com formação técnica e humanística para garantir um bom atendimento à população.

Código de ética

O código de ética é a principal tarefa do Conselho Federal. A elaboração da resolução final do documento foi discutida e analisada durante três anos até chegar à versão final, que foi publicada em 2018.

O Código contém obrigações, limitações e direitos para médicos e pacientes. Algumas questões abordadas na norma são: sigilo profissional, direitos humanos, doação e transplante de órgãos e tecidos.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

a resolução 1.821/07 do conselho federal de medicina (cfm)a resolução do conselho federal de medicina (cfm) no 1.4511cfm conselheiroscfm conselho federal de medicinacfm conselho federal de medicina à distânciacfm conselho federal de medicina à noitecfm conselho federal de medicina área do alunocfm conselho federal de medicina árvore genealógicacfm conselho federal de medicina fetalcfm conselho federal de medicina físicacfm conselho federal de medicina física e rehcfm conselho federal de medicina funcionalcfm conselho federal de medicina generalcfm conselho federal de medicina geralcfm conselho federal de medicina guia médicocfm conselho federal de medicina integrativacfm conselho federal de medicina internacfm conselho federal de medicina legalcfm conselho federal de medicina macfm conselho federal de medicina medicinacfm conselho federal de medicina mestradocfm conselho federal de medicina óbitocfm conselho federal de medicina óculoscfm conselho federal de medicina óticacfm conselho federal de medicina quanticacfm conselho federal de medicina quantidadecfm conselho federal de medicina quem tem direitocfm conselho federal de medicina uemacfm conselho federal de medicina ufmacfm conselho federal de medicina últimas notíciascfm conselho federal de medicina último concursocfm conselho federal de medicina último editalcfm conselho federal de medicina últimos resultadoscfm conselho federal de medicina ultrassomcfm conselho federal de medicina únicocfm conselho federal de medicina urcacfm conselho federal de medicina webcfm conselho federal de medicina whatsappcfm conselho federal de medicina wikipediacfm conselho federal de medicina wordcfm consulta medico ativocfm consulta medicos inscritoscfm contatocfm médicos inscritoscfm rio de janeirocfm rjconselho federal de medicina (cfm)conselho federal de medicina (cfm) e conselhos regionais (crm)conselho federal de medicina (portal.cfm.org.br)conselho federal de medicina legislaçãoconselho federal de medicina o que éconselho federal de medicina veterinária (cfmv)o conselho federal de medicinaparecer número 25/2013 do conselho federal de medicina (cfm)resolução 1.821/07 do conselho federal de medicina (cfm)resolução do conselho federal de medicina (cfm) n. 1.451resolução do conselho federal de medicina (cfm) no 2.227/18resolução do conselho federal de medicina (cfm) no 2.265/19resolução do conselho federal de medicina (cfm) no. 1845site do conselho federal de medicina (cfm)telefone conselho federal de medicinavalidar conselho federal de medicina