Cartão de crédito empresarial: 7 dicas para se organizar

Você sabe usar o cartão de crédito empresarial? Confira as dicas que preparamos para organizar e não perder a linha no uso. Acompanhe!

O cartão de crédito empresarial é o desejo de muitos empresários, mas, infelizmente, muitos não sabem aproveitar essa oportunidade em favor do seu negócio. Ou seja, o transforma em vilão, mas não precisa ser assim.

A forma de pagamento no cartão de crédito é uma das mais conhecidas e práticas. Entretanto, muitas pessoas não sabem como usá-lo e acabam não utilizando e aproveitando os benefícios que ele oferece.

Não é simples conseguir um cartão de crédito empresarial, mas, quando conquistado, ele pode se transformar num excelente método de pagamento para investir na empresa. Agora, como utilizá-lo sem se perder e deixar a empresa no vermelho?

Como não se enrolar com o cartão de crédito empresarial?

O cuidado que você tem com o cartão pessoal também deve ter com o empresarial. Afinal, do mesmo jeito que prejudica o seu CPF, também afetará negativamente o CNPJ. Para ajudar você, separamos algumas dicas para manter a organização. Acompanhe!

Atenção a data de fechamento da fatura

Assim como o físico, o cartão de crédito empresarial possui uma data de fechamento, ou seja, o encerramento dos gastos que serão cobrados naquele mês. Com isso, o que você comprar a partir desse período, só virá na próxima fatura.

É importante que não seja confundido com vencimento da fatura, que é a data que você realiza o pagamento do cartão. A data de fechamento é baseada no vencimento, geralmente fecha 10 dias antes do vencimento.

Tenha atenção para não ultrapassar o seu limite de gasto, falaremos sobre isso no próximo tópico. Caso tenha chegado ao valor determinado como limite, aguarda o fechamento da fatura para qualquer outra compra.

Defina um limite de gasto

Mesmo que o cartão de crédito empresarial tenha um bom limite, isso não significa que você deve usar todo ele, afinal, é preciso colocar um valor para ser gasto dentro do que é possível ser pago. Não adianta gastar 5 mil no mês, se a sua empresa só consegue arcar com 2 mil. Ou seja, se não seguir corretamente, ela ficará no vermelho.

Portanto, ao realizar todo o planejamento financeiro do negócio, é fundamental que inclua os gastos no cartão de crédito.

Não misture pessoal com profissional

Essa é a principal regra quando se trata do seu negócio. Não se pode, de forma alguma, misturar o pessoal com o profissional. Esse é um ponto fundamental para quem quer crescer a empresa.

Portanto, não utilize o cartão de crédito empresarial para realizar compra pessoal. Essa é a melhor forma para ter controle do que entra e do que sai da sua empresa. É tentador, mas é preciso ter mente de empresário.

Segmente as suas compras

Além do controle sobre todos os gastos, é preciso segmentar cada uma de suas compras. Assim, a organização fica ainda melhor e é muito mais fácil filtrar sempre que precisar consultar e relembrar para onde determinado valor foi direcionado.

A classificação sugerida aqui pode ser feita através do aplicativo do próprio banco, por um app de controle financeiro e, até mesmo, utilizando uma planilha, por exemplo. O importante é que você possa filtrar sempre que for necessário ou no mínimo uma vez ao mês. Com isso, o caixa da sua empresa já passa a ter muito mais organização.

Não escolha qualquer cartão

É normal que muitas pessoas aceitem qualquer cartão de crédito empresarial, mas é importante ter um crivo daquele que realmente combine e atenda as necessidades do negócio. Portanto, analise tudo que a sua empresa precisa e que o cartão poderia ajudar.

Feito isso, você verifica as características dos cartões que possui interesse. Alguns são direcionados para MEIs e outros para microempresas, por exemplo. Além disso, não esqueça que alguns possuem anuidade e outros não.

Mais características também são interessantes como, por exemplo, aqueles que já oferecem cashback nas compras realizadas e, até mesmo, programa de pontos. Portanto, é preciso analisar o tamanho do negócio, quantos funcionários, se mais de uma pessoa terá acesso, se farão viagens pela empresa e tudo mais. Somente assim terá certeza de qual cartão é melhor e você não sairá fazendo todos os disponíveis.

Não libere o acesso a todos

Caso tenha mais pessoas trabalhando pelo negócio, é fundamental que haja uma organização de quem pode utilizar o cartão de crédito empresarial. Afinal, o gasto pode sair do controle e prejudicar o financeiro da empresa.

O ideal é centralizar a responsabilidade de uso a uma única pessoa ou uma determinada equipe, mas que não seja extensa demais. É fundamental que, após a decisão e o início do uso do cartão, um acompanhamento seja realizado para saber se está tudo nos trilhos.

Essas são as dicas que reunimos para que você organize muito bem o cartão de crédito empresarial e não tenha nenhum problema com o financeiro do seu negócio. As sugestões são simples e fáceis de serem seguidas, mas, caso não consiga colocar todas em práticas de uma vez, o importante é começar.

Bons negócios!

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.