Black Friday: o que é, como surgiu; Saiba!

A Black Friday é um tradicional dia de liquidações que atrai uma multidão de consumidores. No Brasil ela ocorre em Novembro. Saiba mais!

A Black Friday é um dia em que os varejistas realizam uma série de promoções para atrair compradores.

Essa promoção dos lojistas se consolidou nos Estados Unidos, acontece na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças e é considerada o momento em que começam as vendas de Natal. A origem exata do termo não é conhecida.

O que é Black Friday?

Como muitos já sabem, o termo é o nome de uma venda que tradicionalmente acontece na quarta sexta-feira de novembro. Neste dia, foi acordada a realização de ações destinadas a estimular os consumidores a comprar, nomeadamente através de descontos em diversos bens.

Essa estratégia de vendas teve origem nos Estados Unidos e se consolidou no final do século XX.

Assim, isso está relacionado ao Dia de Ação de Graças, que acontece no dia seguinte a este feriado, mas também está ligado ao Natal, já que a Black Friday é considerada o início da temporada de compras de Natal pelos consumidores.

Mesmo antes das décadas de 1980 e 1990, a movimentada sexta-feira não era conhecida como Black Friday, pois essa expressão só se popularizou nos Estados Unidos nessas duas décadas. Atualmente, é o maior dia de compras para os consumidores americanos.

A data se popularizou em todo o país norte-americano e virou sinônimo de produtos com preços absurdamente baratos. O sucesso da campanha do lojista atraiu a atenção de outras partes do mundo e se espalhou para os vizinhos Canadá e México.

“Sexta-feira negra” no Brasil

Aqui no Brasil, a data foi usada como estratégia de vendas pela primeira vez em 2010. A promoção chamou a atenção de outros varejistas e a partir de 2012, grandes lojas começaram a se envolver.

A chegada do movimento  aqui foi criticada com muitas lojas oferecendo descontos falsos. De qualquer forma, a data se consolidou como um momento de compras para os consumidores brasileiros e em 2019, por exemplo, os lojistas brasileiros registraram um faturamento de R$ 3,2 bilhões de reais.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

 

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.