Avaliação Psicológica em Concursos Públicos: 7 Dicas úteis.

Suas habilidades cognitivas, de atenção e raciocínio lógico estão no mínimo em níveis mediano? Entenda a Avaliação Psicológica em concursos.

Atualmente grande parte dos concursos públicos, principalmente, para carreiras policiais, tem como exigência a fase da Avaliação Psicológica. Não à toa, essa é uma das etapas essenciais para conhecer o perfil do candidato.

Pensando nisso, a equipe de jornalismo do “Tomar Posse” conversou com psicóloga, Denise Gonçalves, formada em 2005 por uma das melhores Universidades do país,  atuou por 5 anos como psicóloga credenciada, realizando Avaliação Psicológica para Porte e registro de Arma de Fogo para policiais, guardas civis, atiradores esportivos, vigilantes, dentre outros.

Dessa forma, percebendo a necessidade da Avaliação Psicológica, Denise Gonçalves fundou em 2011 a Clínica Ciência do Comportamento, na qual presta consultorias especializadas.

No quesito concursos, já fizeram avaliações de inúmeros candidatos reprovados em concursos públicos, principalmente nos da Polícia Civil e Militar. Isto é, candidatos estes que foram reprovados na fase da Avaliação Psicológica, que entraram em contato com a psicóloga para verificar através de uma segunda avaliação se realmente estão fora do perfil exigido no edital ou se deve entrar com recurso de posse do cargo, pois não concordam com o resultado da avaliação realizada no dia do concurso.

Reavaliar candidatos reprovados em concursos públicos

Nesse pretexto, com vasta experiência em reavaliar candidatos reprovados, os profissionais da área, conseguem encontrar os maiores e mais comuns erros cometidos por eles durante o processo de avaliação.

“Hoje temos consciência que estes erros esses podem ser minimizados e corrigidos por completo, através de desenvolvimento de habilidades e comportamentos” conforme menciona Denise Gonçalves.

A princípio, os candidatos passam o ano inteiro estudando para a prova escrita. Logo, aprendem diversos conteúdos programáticos, e não se preocupam em se avaliar saudável emocionalmente, ou se suas habilidades cognitivas, como por exemplo: habilidade da memória, atenção e raciocínio lógico estão no mínimo em níveis medianos. Ademais,  são habilidades e aspectos que são exigidos na maioria dos editais dos concursos.

Primeiro passo para o sucesso da fase de Avaliação Psicológica

Inicialmente, é essencial entender a inter-relação entre todas as etapas do concurso, pois, este é o primeiro passo para o sucesso. No contexto do exame de aptidão psicológica, ela avalia diferentes perfis dos candidatos. Então, no caso de reprovação em um teste desse tipo, não significa, necessariamente, que o indivíduo não tem capacidade de exercer determinada função, ou não possui o conhecimento necessário, mas que naquele momento suas habilidades mentais não condizem com a de um profissional que atua na área almejada, por exemplo.

Sobre esse viés, há quem ache que o exame de aptidão psicológica é algo que não deve ser dado muita importância, entretanto, ao contrário do que muita gente pensa, esse ponto tem um grande peso na avaliação dos concursos, sendo uma das etapas eliminatórias assim como as outras.

Quando se pergunta ao candidato por que se preparam tanto para as provas e não fizeram nada em relação à Avaliação Psicológica, eles respondem que se PREPARARAM. Então vale o questionamento: Como? Como que foi esse PREPARO?

Logo, a reposta é sempre a de que treinaram respostas pra possíveis perguntas do psicólogo, enquanto alguns ainda dizem que “decoraram” gabaritos de testes. Dessa forma, percebe-se a dissimulação que existe a respeito dos exames psicológicos.

Você também precisa ler:

Confira 7 dicas para não reprovar na fase de Avaliação Psicológica

PRIMEIRO

Os testes psicológicos são de uso e acesso exclusivo de psicólogos. Isso quer dizer que quem lhe forneceu esses testes está indo contra o código de ética do Psicólogo. Ou seja, já perdeu a credibilidade aqui, pois está agindo de forma errada.

SEGUNDO

De antemão, para cada aspecto avaliado, há mais de um teste disponível no mercado para o psicólogo usar. Então se queremos avaliar a sua atenção, temos 2 ou 3 editoras no mercado e cada uma delas tem 2 ou 3 testes diferentes para avaliar a sua atenção; então decorar um gabarito, por exemplo, não é uma escolha lógica, imagina decorar o gabarito de um teste, chegar na hora da avaliação, e o psicólogo te aplicar outro teste, de outra editora.

TERCEIRO

Na maioria dos concursos um dos testes mais utilizados são os chamados de projetivos. Que são testes que não existe certo ou errado, ou seja, não possuem gabaritos.  Nesse sentido, a utilização dos mesmos é feita pelo próprio psicólogo, que, além da graduação de 5 anos, ainda necessita fazer cursos específicos que duram em média de 2 a 4 anos, para aprender a interpretar corretamente os significados dos resultados.

Então, como te convenceram de que estudando esses testes por um período curto você conseguiria alcançar um bom resultado?

QUARTO

Acima de tudo, cuidado com as dicas de quem não entende do assunto. Ainda assim, existem vídeos no Youtube, no qual pessoas leigas orientam os candidatos que praticam academia, suspender os exercícios dias antes da avaliação para não ficar com a “escrita muito pesada”. Sabe-se que a atividade física trás sensação de bem-estar e, principalmente, oxigena o cérebro. Ou seja, interromper de uma hora para outra, corre-se o risco de gerar mais tensão, no momento da avaliação.

Portanto filtre muito bem as informações que você recebe a esse respeito.

QUINTO

Antes de mais nada, a internet está lotada de “testes psicológicos” que são de fácil acesso e rápida aplicação, porém, aqui a dica de ouro é “não perder tempo com eles”. Estes testes não são credenciados pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia). Com isso, não possuem embasamento teórico (suficiente ou nenhum) para serem levados a sério, praticando o que chamamos de charlatanismo.

Seja como for, a sua forma simples e prática esconde toda a falta de estudo que um teste psicológico necessita para realmente se mostrar válido. Então, lembre-se de que somente o psicólogo pode aplicar testes aprovados pelo CFP e fazer laudos psicológicos sobre a condição mental de alguém.

SEXTO

Imediatamente, se durante o processo de avaliação, você não entender alguma explicação ou questão, não hesite em perguntar. Além de não fazer algo errado, demonstrará assertividade, empenho e iniciativa.

SÉTIMO

Por fim, procure um psicólogo especializado em avaliação psicológica, de preferência com antecedência, para que tenha tempo suficiente, não apenas para conhecer o processo, mas também para diminuir a ansiedade e desenvolver os aspectos psicológicos necessários para uma aprovação no concurso público.

Algumas recomendações para o dia da avaliação psicológica:

  • Estar com boa disposição física: descansado, alimentado e sem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas.
  • Estar com seus óculos ou lentes corretivas, caso faça uso dos mesmos.
  • Se for usuário de algum medicamento, estar com a bula em mãos.
  • Comparecer ao local no horário agendado.
  • Estar com um documento de identificação em mãos, como RG ou CNH.

Resolvendo a sua dor

Então! Deu para entender a importância do preparo para a avaliação psicológica?  Estes são somente alguns exemplos que se percebe. Notadamente, buscar o auxilio de um profissional da área pode fazer a grande diferença.

Por isso, a Ciência do Comportamento, utiliza os mesmos instrumentos que são utilizados nos concursos, como testes psicológicos, entrevistas e técnicas vivenciais, porém em âmbito privado, proporcionando ao candidato uma familiarização com um processo de avaliação psicológica.

Em alguns casos o candidato nunca teve contato com essas ferramentas, como as vivências de dinâmica de grupo, instrumentos de avaliação psicológica e entrevista individual, e que, quando, são exigidas nos concursos, se tornam experiências desagradáveis, como por exemplo, crise de ansiedade, estresse, nervosismo e insegurança e principalmente influenciar negativamente na sua aprovação.

Em suma, a Ciência do Comportamento está localizada em São Paulo, na Vila Monte Alegre – Próximo ao metrô São Judas. É possível agendar sua consulta pelo instagram, no site www.cienciadocomportamento.com.br  ou pelos telefones (11) 3508-1982 / (11) 99457-1730

Receba novidades pelo Canal do Telegram

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.