Atenção! Saiba como não procrastinar nos estudos para concurso.

Hey concursando! Você já ouviu o termo procrastinar ou sabe o que significa?

Em algum momento, já se pegou pensando nesse assunto e sobre como parar de procrastinar e melhorar o rendimento nos estudos para concurso? Então a dica de estudos de hoje é para você!

Mas afinal, o que significa procrastinar?

A procrastinação é algo muito comum para alguns de nós, e inclusive é natural. De modo geral, procrastinar é o ato de deixar algo para depois, adiando a ação.

Falando de modo muito simples, a procrastinação é aquela frase que diz “amanhã eu faço” ou ainda “vou só dar uma paradinha para olhar as redes sociais, é rapidinho”.

Entretanto, o problema está no momento em que essa atitude se torna rotina, pois convenhamos: concursandos têm pouquíssimo tempo até a data da prova, principalmente se o edital já foi publicado.

O pior da procrastinação não é somente adiar o que precisa feito, e sim o sentimento de culpa e de estar sobrecarregado com tanta coisa para estudar em pouquíssimo tempo.

Com tanta coisa acumulada, você pode até olhar o edital e a quantidade de temas para estudar e pensar que não vai conseguir, e a desistência vêm logo em seguida.

Sendo assim, se você deseja parar de procrastinar, vem comigo que eu tenho 10 dicas para deixar a procrastinação no passado.

10 dicas de ouro para parar de procrastinar

Antes de te contar como vencer a procrastinação, preciso te dizer a verdade: deixar de procrastinação não acontece de forma milagrosa, então você precisa tomar a atitude de mudar.

Outra coisa que é importante compreender é que não existe uma receita padrão ou um método único para vencer a procrastinação, pois somos seres peculiares, e o que pode funcionar para mim, pode não funcionar para você.

Entretanto, é completamente possível vencer a procrastinação e aumentar o seu desempenho nos estudos.

Dica 01: analise a importância dos concursos para a sua vida

Primeiramente, você deve pensar no nível de importância dos estudos para a sua vida, e te explico o que isso tem a ver com a procrastinação.

Muitas pessoas começam a estudar para concursos pela estabilidade, pelo status, por motivações pessoais ou ainda porque não tem outro jeito.

Cada um desses exemplo terá uma motivação diferente, e dependendo das razões e do que os estudos representam em sua vida, será mais fácil desistir.

Assim, verifique se ser servidor público é o que realmente você quer e se realmente vale a pena para você.

Pense no seguinte: tirando a estabilidade e as condições financeiras, o que te motivaria a ir trabalhar no órgão público diariamente? A resposta para essa pergunta pode te ajudar a pensar com mais clareza nas razões de continuar estudando.

Você pode até se perguntar: mas o que isso tem a ver com a procrastinação? Simples: aquilo que não é prioritário ou urgente, acabamos deixando para depois, seja de forma consciente ou não.

Dica 02: assuma o controle da sua vida e dos seus estudos

Agora que você já sabe o que realmente quer para o seu futuro, e sabe que estudar para concursos irá exigir tempo e dedicação da sua parte, seja autorresponsável.

Ser autorresponsável consiste em compreender que os responsáveis pela a nossa vida somos nós mesmos, tanto nas vitórias quanto nas derrotas.

Além disso, ter autorresponsabilidade é deixar de procurar os culpados e justificativas para as coisas que não aconteceram em nossa vida.

Entenda que só você pode mudar a sua situação, e que o único que pode tomar essa atitude é você mesmo!

Assim, lembre-se que desistir não é uma opção, mesmo que as coisas estejam difíceis, mesmo que a sua posse esteja demorando mais do que você esperava.

Se tomar posse de um cargo público é o seu sonho, continue lutando por ele, independendo de quanto tempo leve ou do que acontecer.

Além disso, não espere “as coisas estarem melhores” ou ter as condições ideais para começar a estudar: comece com o que você tem, pois o feito é melhor do que o perfeito.

Ficar parado é perda de tempo, e ele vai passar de qualquer forma, então faça ele agir a seu favor e comece a sua preparação, dando um passo de cada vez.

Dica 03: seja razoável consigo mesmo

Outro detalhe que faz toda a diferença é ser razoável com você mesmo, e isso serve para a vida como um todo.

Quando se sentir culpado por procrastinar e por estar com material acumulado, pense que é possível recomeçar sempre. O importante é não desistir e continuar de onde parou.

Além disso, quando se sentir cansado, se permita descansar e aproveitar esse momento sem culpa. Tire um momento para você mesmo e para estar com quem gosta e depois volte à rotina.

Outro detalhe que fará toda a diferença nos seus estudos e na sua saúde mental é não se comparar com outras pessoas.

Normalmente, buscamos referências e acompanhamos pessoas que já passaram pelo o que estamos passando. Entretanto, é comum ver algumas pessoas contando os grandes segredos da aprovação e contando a sua história.

Assim, é normal vermos pessoas dizendo que é necessário estudar 12 horas por dia, se dedicar integralmente, ser produtivo e motivado, dentre outras coisas.

O perigo está quando acompanhamos a rotina das redes sociais e comparamos a nossa realidade com a do próximo, e se sentindo culpado por não conseguir fazer o mesmo.

Ser razoável consigo mesmo inclui respeitar os seus limites e saber que cada um de nós funciona de um jeito, e que não existe uma regra. Respeite o seu próprio tempo e os seus limites.

Dica 04: busque o autoconhecimento e a disciplina

E por falar em limites, o autoconhecimento é fundamental para vencer a procrastinação.

Quando falamos de autoconhecimento, estamos nos referindo à conhecer como você funciona, com qual método se adapta melhor, se consegue utilizar listas de tarefas, dentre outros.

Tudo isso é muito importante para a disciplina, pois se você se conhece bem, conseguirá se organizar de maneira efetiva e cumprir as suas metas de estudos.

Caso ainda não se conheça bem, é importante ir experimentando cargas horárias de estudos, métodos de revisão e resumos, resoluções de questões, vídeo aulas e PDF’s para saber com qual se adapta melhor.

Dica 05: organize uma rotina que você consiga cumprir à risca sua meta

Depois de observar como você aprende melhor e a sua capacidade de lidar com tarefas e com a rotina, você deve se organizar para não se perder no meio do caminho.

Para organizar a sua rotina, você pode utilizar listas de tarefas, planilhas e outras ferramentas que lhe ajudem a lembrar o que precisa ser feito.

Mas antes de sair fazendo uma lista com incontáveis afazeres, estabeleça horários. Não somente para estudar, mas para viver a sua vida com qualidade.

Ao organizar a sua rotina, é importante considerar a sua jornada de trabalho (caso trabalhe) e quanto tempo disponível no dia a dia você terá. Em seguida, você deve ter tempo para descansar, se exercitar, fazer suas refeições de modo saudável, socializar e dormir.

Por mais que a jornada do concursando seja bem atarefada, é importante ter equilíbrio em todos os aspectos, para conseguir levar a rotina e a missão com qualidade.

Dica 06: divida as tarefas de modo estratégico

Agora que você já sabe qual o seu tempo disponível e como irá se organizar, é o momento de definir as tarefas que serão realizadas no dia a dia.

Existem muitas maneiras de organizar as tarefas e os estudos, mas um método que funciona muito bem é conhecer as prioridades e prazos das atividades.

Nos estudos, você deve considerar os seguintes aspectos:

  • Disciplinas de maior dificuldade e com maior volume de tópicos;
  • Disciplinas de maior dificuldade e com menor volume de tópicos;
  • Disciplinas de menor dificuldade e com maior volume de tópicos;
  • Disciplinas de menor dificuldade e com menor volume de tópicos.

Assim, é importante dedicar mais horas de estudo para as disciplinas mais densas e de maior relevâncias, pois elas são mais urgentes e possivelmente vão exigir maior dedicação e revisões.

Geralmente, a procrastinação e a falta de foco aparecem neste momento, que é quando a matéria é difícil e você não consegue se concentrar porque não se identifica. Neste caso, é importante buscar estratégias para continuar focado e não desistir dos estudos.

Dica 07: estabeleça metas reais e alcançáveis

Após analisar o seu tempo e as tarefas que você precisa desempenhar em sua rotina, você deve estabelecer metas reais, que estejam de acordo com a sua realidade.

Não adianta colocar como meta que vai estudar 08 horas por dia se você não tem tempo hábil para isso.

Assim, descreva os seus horários e as disciplinas que precisa estudar, assim como as demais atividades a serem cumpridas a cada dia, pois isto irá lhe ajudar a visualizar o que foi planejado e o que têm sido realizado.

Dica 08: elimine tudo aquilo que lhe distrai e lhe faz procrastinar

No momento dos estudos, elimine tudo aquilo que possa lhe distrair, como por exemplo: celulares, redes sociais, TV e séries.

Claro, você deve ter o seu momento de descanso, e justamente por isso é fundamental estabelecer horários para todas as atividades.

Uma dica de ouro é não utilizar o celular enquanto estuda, pois quando tiramos o foco de uma atividade e colocamos em outra, o risco de procrastinar naquele momento é altíssimo.

Dica 09: se recompense ao cumprir as suas metas

Nada melhor do que cumprir uma meta e ver os resultados chegando, não é verdade?

Sendo assim, para melhorar a sua motivação, se recompense ao final de cada meta ou de cada atividade. Pode ser se permitindo descansar, ter um momento só para você, comer algo que gosta muito, enfim, você escolhe a melhor maneira.

O importante é se incentivar a continuar praticando e estudando.

Dica 10: invista na motivação diária para não procrastinar

E por fim, para eliminar a procrastinação, busque estar motivado diariamente, e esta dica é algo muito pessoal, que varia de pessoa para pessoa.

Algumas pessoas buscam motivação em livros, filmes, histórias reais, na crença e na fé, portanto, busque acreditar que a sua posse irá chegar.

O importante é se manter de pé mesmo diante das adversidades e da vontade de desistir. Lembre-se que a motivação deve ser tomada em doses diárias, para que você não desanime.

Sendo assim, sabemos que parar de procrastinar não é fácil e nem acontece do dia para a noite, mas com disciplina e com foco é possível deixá-la para trás e ter maior qualidade nos estudos.

Até a posse concursandos!