Aposentadoria: Saiba as opções para quem tem 40, 50 ou 60 anos

Veja as maneiras de aposentadoria após a Reforma da Previdência e veja qual escolha decidir para aproveitar a melhor idade sem preocupações.

A aposentadoria pode ter se tornado mais difícil após a reforma da previdência, mas você deve saber que existem algumas opções de aposentadoria que podem ajudar os segurados na faixa dos 40, 50 e 60 anos. Não fique de fora e veja que escolha você tem que fazer para curtir a melhor velhice sem preocupações.

Novas regras de aposentadoria

Segurado na faixa dos 40 anos

Os segurados que estão atualmente na faixa dos 40 anos ou que acabaram de passar dessa faixa etária foram os que mais sofreram com a Reforma. Com algumas exceções, o grupo foi excluído da maioria dos benefícios sociais possíveis.

A reforma criou um vácuo de benefícios, pois levará duas décadas ou mais para que aqueles na faixa dos 40 anos se aposentem por velhice, o que é bom para o sistema, mas ruim para esses trabalhadores, elucida sobre o tema, o advogado previdenciário Hilário Bocchi.

O grupo deve cumprir as novas regras de idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

Segurado na faixa dos 50 anos

Para os segurados na faixa dos 50 anos, os regulamentos transitórios propõem melhores condições de aposentadoria por meio de diferentes sistemas de acesso à aposentadoria. O grupo geralmente tem um período de contribuição provisória que permite sua inclusão nas mudanças da reforma.

Nesse sentido, os segurados desta faixa etária podem, na maioria dos casos, optar pela portagem 50% e 1005 ou pela “aposentadoria de transição por pontos” baseada em pontos. A dica é sempre planejar e calcular a melhor rota para obter o maior benefício de valor.

Segurado na faixa dos 60 anos

Os segurados com mais de 60 anos costumam ter muitos anos de contribuição, o que lhes dá a oportunidade de acessar uma gama mais ampla de modalidades previdenciárias do INSS. Porque muitos já adquiriram o direito a uma pensão este ano.

Então, na prática, isso significa que as pessoas com mais de 60 anos que ainda não se aposentaram têm boas chances de reivindicar uma das aposentadorias vigentes antes da reforma previdenciária.

Desse modo, como exemplo, podemos citar a aposentadoria por tempo de contribuição, que é de 30 anos para as mulheres e 35 anos de contribuição para os homens, ou aposentadoria após a idade mínima de 61 anos e seis meses para as mulheres e 65 anos para os homens em 2022.

Sobre a Reforma da Previdência

A nova previdência, que foi aprovada pelo Congresso Nacional, traz uma série de mudanças para o sistema previdenciário brasileiro. Entre outras coisas, há novas idades de aposentadoria, novos períodos mínimos de contribuição e regulamentos transitórios para aqueles que já estão segurados.

Nesse sentido, descrito como uma reestruturação histórica pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, vai economizar cerca de R$ 800 bilhões em 10 anos para os cofres sindicais.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.