Apagão afeta 25 estados e o DF e causa grandes transtornos

O apagão que atingiu 25 estados e o DF nesta terça-feira foi o maior desde 2009. Saiba o que causou esse problema e quais foram os impactos.

Na manhã desta terça-feira (15), um apagão de proporção nacional interrompeu o fornecimento de energia elétrica em todas as regiões do Brasil, exceto Roraima.

O problema durou cerca de seis horas e afetou diversos serviços essenciais, como transporte, saúde, educação e comunicação.

Diante disso, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o sistema foi totalmente restabelecido às 14h30, mas ainda há ajustes pontuais a serem feitos pelas distribuidoras em algumas cidades.

O que causou o apagão?

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão foi provocado pela abertura da interligação Norte/Sudeste, que ocorreu às 8h31.

Essa interligação é responsável por transmitir a energia gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, para as demais regiões do país.

Ainda não se sabe o que causou essa abertura, mas o ONS disse que está investigando as causas e as consequências da ocorrência.

Quais foram os impactos do apagão?

O apagão afetou cerca de 70 milhões de pessoas em 25 estados e no Distrito Federal, segundo estimativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A falta de energia causou diversos transtornos aos brasileiros, como:

  • Semáforos desligados e congestionamentos no trânsito;
  • Interrupção do funcionamento de metrôs, trens e bondes;
  • Suspensão das aulas presenciais em escolas e universidades;
  • Paralisação de serviços públicos e privados que dependem de energia;
  • Falhas na comunicação por telefone, internet e televisão;
  • Prejuízos para o comércio e a indústria;
  • Risco para a conservação de alimentos e medicamentos;
  • Dificuldade para abastecer veículos nos postos de gasolina;
  • Problemas no abastecimento de água e no tratamento de esgoto.

Como evitar novos apagões?

O apagão desta terça-feira foi o maior desde 2009, quando um problema na Usina Hidrelétrica de Itaipu deixou 18 estados sem luz por mais de duas horas.

Esse tipo de evento é raro, mas pode acontecer por falhas humanas, técnicas ou naturais.

Para evitar novos apagões, é preciso investir na manutenção e na modernização das redes elétricas, na diversificação das fontes de energia e na conscientização dos consumidores sobre o uso racional da eletricidade.

Comentários estão fechados.