Algoritmo do Instagram: empresa explica como ele funciona

Alguma vez você ficou na dúvida de como funciona o algoritmo do Instagram? A empresa decidiu explicar alguns detalhes sobre ele. Confira!

O algoritmo do Instagram sempre deixou diversas dúvidas sobre o seu funcionamento, principalmente para aquelas pessoas que desejam monetizar de alguma forma através dele. Agora, a empresa decidiu explicar como ele funciona. Em uma postagem no blog oficial, o CEO, Adam Mosseri, falou sobre os ranqueamentos das publicações.

“Existem muitas ideias equivocadas sobre o assunto. Reconhecemos que podemos nos esforçar mais para ajudar as pessoas, principalmente os criadores de conteúdo, a entender o que fazemos”, falou Mosseri.

O executivo explicou que cada parte do Instagram tem um algoritmo diferente. Ele segue uma série de cálculos matemáticos específicos que diferem da sequência de feed, formato dos reels, stories, pesquisa e guia explorar.

O algoritmo do Instagram não é apenas um

O algoritmo do Instagram é responsável por classificar os conteúdos que serão entregues. Além disso, há também uma coleção de processos e classificadores que são chamados de sociais signals, eles juntos criam resultados perfeitos para cada conta.

O comunicado do último dia 31 é uma atualização de um texto publicado pelo próprio Mosseri em 2021, quando ele explicou sobre a classificação de conteúdo. Agora, a plataforma garante ter realizado ajustes e resolveu compartilhar com os criadores para dar mais transparência.

Como funciona o algoritmo de feed do Instagram?

O Feed é a sua página inicial pessoal do Instagram, mostrando fotos e vídeos curtos. Além de postagens de amigos, conteúdo patrocinado e conteúdo recomendado pelo próprio algoritmo.

Veja os sinais mais importantes usados ​​para ranquear postagens em seu feed e, assim, você conseguirá entender melhor como funciona o algoritmo do Instagram:

  • Atividade: postagens que você curte, compartilha, salva ou comenta;
  • Informações sobre a publicação: a popularidade de uma publicação (quantos likes ela recebeu e com que frequência interage com ela), data e hora, bem como localização – sim, a rede social costuma exibir posts regionalmente;
  • Engajamento da postagem: curtidas e comentários nas postagens são muito mais envolventes do que apenas visualizar o conteúdo;
  • Histórico de interação: o número de interações recentes com a conta sugere algoritmos que lhe interessam.

Como funciona a ordem dos stories

Os stories, que também podem ser afetados pelo algoritmo do Instagram, são uma maneira eficaz de compartilhar informações rapidamente com os seguidores, porque o conteúdo se destaca na tela. Sempre haverá conteúdo de pessoas que você segue e alguns anúncios, mas nenhum perfil recomendado.

Estes são os sinais mais importantes usados ​​para determinar qual story aparece primeiro:

  • Visualizar histórico: conte com que frequência você visualiza os stories da conta;
  • Histórico de engajamento: veja o quanto você está engajado com os stories do seu perfil, a partir de curtidas ou DMs enviados;
  • Proximidade: amigos e familiares são privilegiados aqui, além de colegas favoritos ou conta de influenciador.

Como funciona o Instagram Explorar?

Explorar é uma das áreas mais impulsionadas pelo algoritmo do Instagram, já que é uma forma de recomendações de outras contas. Como o nome sugere, é o lugar perfeito para encontrar contas não seguidas, vídeos interessantes ou fotos que possam chamar sua atenção.

As ações mais importantes para a pesquisa são curtir, salvar e compartilhar, respectivamente. Os sinais mais importantes analisados pelo algoritmo do Instagram ​​são os seguintes:

  • Popularidade da postagem: as postagens virais têm maior probabilidade de serem descobertas por pessoas interessadas no tópico. Comentários, novas postagens, recordes relacionados ao número e velocidade de curtidas – essa é a diferença;
  • Atividade no Explorar: quando você encontra algo na aba e interage, está dando a entender para a plataforma que concorda com a indicação. Consequentemente, é provável que você receba cada vez mais sugestões como aquela;
  • Histórico de interação: quando você interage com um criador desconhecido, está avisando ao algoritmo do Instagram que pode estar interessado no conteúdo. É provável que o conselho veja mais desse perfil até que você a siga
  • Número de interações: se você já viu um post ou gostou de algo sobre determinado assunto, é possível que a aba Explorar revele outros posts virais semelhantes, pois entende que você está interessado.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.