Abraham Lincoln: 8 curiosidade sobre ele

Abraham Lincoln sem dúvidas é uma das personalidades mais conhecidas, ele foi o 16º Presidente dos Estados Unidos, entre 1861 até ser assinado em 1865.

Lincoln se destacou como presidente por realizar diversas transformações sociais, além de ser responsável por abolir a escravidão.

Antes de se eleger presidente Lincoln foi derrotado diversas vezes, e quando conseguiu a vitória precisou enfrentar diversas situações em seu único mandato como, por exemplo, a Guerra Civil Americana.

As suas realizações como presidente fizeram com que ele fosse lembrado como um herói.

Por isso, atualmente ele é umas das figuras mais importantes para os Estados Unidos e inspiração para outros presidentes.

Mesmo sendo uma personalidade respeitada, nem todo mundo conhece bem a sua origem. Por esse motivo, selecionamos algumas curiosidades sobre Abraham Lincoln.

8 Curiosidades sobre Abraham Lincoln

Conheça alguns fatos históricos sobre um dos melhores presidentes dos Estados Unidos.

  1. A origem de Lincoln

Abraham Lincoln nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em uma fazenda próxima da cidade de Hodgenville. Filho de Thomas Lincoln e Nancy Hawks Lincoln, ele teve dois irmãos, Sarah e Thomas que morreu quando criança.

O sustento da família era proporcionado por seu pai Thomas que trabalhava nas terras da fazenda.  Aos 9 anos Abraham perdeu a sua mãe após ela beber o leite de uma vaca que havia comido uma planta venenosa.

O seu pai casou novamente em 1819 com Sarah Bush Johnston, e Abraham tinha uma excelente relação com ela, pois a madrasta incentiva o hábito da leitura.

  1. A sua carreira

Em 1834, Lincoln começou a integrar o Legislativo do estado de Ilinois e ficou até 1843.

Ele se formou em direito em 1837 e depois se elegeu para Câmara Representativa dos Estados Unidos em 1846.

Após termina o seu mandato ele voltou para a cidade de Springfield para trabalhar como advogado.

Lincoln participou de diversos debates sobre a escravidão nos Estados Unidos, o assunto em questão era se ela deveria ou não ser legalizada nas regiões que haviam se tornado estado.

  1. O seu casamento

Em 1839 Lincoln conheceu Mary Todd, em Springfield, e um ano depois ficaram noivos.

Eles se casaram em novembro de 1842, o casal teve quatro filhos, mas três morreram quando eram crianças.

O primeiro filho, Robert Todd Lincoln nasceu em 1843, o segundo filho, Baker Lincoln, nasceu em 1846.

Em fevereiro de 1850 nasceu Edward e pouco tempo depois ele morreu. Em 21 dezembro de 1850 nascia Willie Lincoln, que morreu em 20 de fevereiro de 1862. De todos os seus filhos apenas Robert viveu e teve filhos.

  1. Como foi a eleição

Uma das características de Lincoln era a sua oratória muito boa e convincente, ela ficou comprovada durante os debates com Stephen Douglas.

O Partido Republicano escolheu Abraham para concorrer a uma vaga no senado contra Douglas, em 1858. Ele perdeu o pleito, mas em 1860 o partido escolheu Lincoln novamente.

Dessa vez o objetivo era a presidência dos Estados Unidos, na ocasião ele venceu com 40% dos votos em relação ao seu adversário.

  1. A separação dos estados

A cerimonia de posse foi no dia 4 de fevereiro de 1861, depois que Lincoln assumiu a presidência dos Estados Unidos, onze estados sulistas se separaram da União.

A separação deu origem aos Estados Confederados da América. Os estados que se separaram foram: Virgínia, Texas, Carolina do Sul, Mississipi, Carolina do Norte, Geórgia, Flórida, Alabama e Arkansas.

Como objetivo de restaurar a união Lincoln começou a agir, e iniciou-se a Guerra Civil Americana.

  1. Guerra Civil Americana

Os Estados Confederados da América anunciaram em abril de 1861, Jefferson Davis como novo presidente.

Em seguida tropas sulistas começaram a atacar o forte da União, o objetivo era forçar Lincoln a ordenar que as tropas fossem enviadas para o sul do país.  Os ataques marcaram a Guerra Civil.

  1. Conquistas de Lincoln

O presidente conseguiu unir novamente os Estados Unidos, evitando consequentemente a falência do sistema democrático americano.

Além disso, em janeiro de 1863 Lincoln aboliu a escravidão após emitir a Proclamação da Emancipação.

  1. O Assassinato de Lincoln

Lincoln foi assinado no Teatro Ford, na Capital Washington no dia 14 de abril de 1865.

O autor do crime foi Wilks Booth um dos apoiadores dos Estados Confederados.

Conclusão

Lincoln se destaca entre os todos os presidentes dos Estados Unidos devido o seu dinamismo e a sua forma de administrar o país, que época enfrentava diversas dificuldades econômicas e sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.