A importância da resolução de questões para os estudos

Olá concursandos! Provavelmente, você já deve ter ouvido falar da importância da resolução de questões ao estudar para concursos, e o quão efetivos e reais são os resultados.

Basicamente, a resolução de questões é um meio mais rápido e dinâmico para a aprendizagem, e também possibilita a avaliação dos níveis de desempenho do estudo em cada disciplina.

Assim, separamos algumas dicas de ouro para te ajudar a estudar efetivamente resolvendo questões. Vamos lá?

Dicas sobre como utilizar a resolução de questões a seu favor

Defina qual plataforma usar

Antes mesmo de praticar e resolver as questões, você deve escolher qual a plataforma de questões irá utilizar.

Existem algumas opções no mercado que são muito efetivas, como por exemplo, o QConcursos.

Além dessas plataformas, o Estratégia Concursos também oferece um sistema de questões, que está em constante atualização.

Outro detalhe interessante: existe uma opção de assinatura do Direção Concursos, que é a Assinatura Ilimitada, que oferece tanto os cursos completos do Direção quanto o Plano Premium do QConcursos.

Escolha muito bem as questões

Depois de escolher qual a melhor plataforma para os seus estudos, é o momento de escolher as questões a resolver.

Ao escolher as questões, é importante que você dê preferência para as questões da banca que realizará o certame do concurso para o qual está estudando.

Essa escolha irá lhe auxiliar a ter maior familiaridade com a banca e com o que você poderá enfrentar no dia da prova, afinal, a resolução de questões também serve como treino para o grande dia.

Além disso, dê preferência para questões mais recentes da banca, e se possível, resolva questões de provas anteriores.

Combine teoria e prática

Já dissemos anteriormente que a prática leva à aprovação, portanto, aliar a teoria com a prática é fundamental para o sucesso.

Lembre-se: apenas ler o material, estudar os PDF’s, assistir as vídeo-aulas e ler a lei seca não leva a aprovação. A prática e a resolução de questões é fundamental para fixar e aplicar o conhecimento.

Assim, a resolução de questões pode vir em dois momentos: aliado à disciplina estudada, de forma prática, ou como revisão de tópicos.

É muito eficiente utilizar as questões no estudo como meio de fixar o conteúdo, e é muito comum acertar mais questões quando terminamos de estudar do que nos momentos de revisão.

Isso é explicado pelo fato de que o conhecimento e as informações estão recentes e frescas na memória, então é comum que você se lembre do que estudou e acerte um bom percentual de questões.

Uma dica bem interessante é resolver questões ao final da semana de estudos, como meio de revisar o que foi estudado e verificar o nível de conhecimento de cada disciplina.

Esteja atento ao enunciado das questões

É possível que em algum momento da sua jornada de estudos você encontre várias questões sobre o mesmo assunto, questionando um mesmo tópico, mas com enunciados diferentes.

Por isso, é muito importante ler as questões com calma, avaliando e analisando o “x” da questão para não se confundir e responder errado.

Uma dica de ouro é ir marcando os pontos mais importantes do enunciado, para compreender o que a questão realmente está pedindo, principalmente em questões com um enunciado muito longo.

Além disso, as questões podem te ajudar a identificar os temas que a banca mais pede nas provas e de maior afinidade da banca. Esse tipo de análise serve como termômetro para o que poderá cair na sua prova.

Aprenda com os erros na resolução de questões

Ora, se a prática leva à aprovação, aprender com os erros é a base fundamental da prática. 

Ao resolver as questões, você irá identificar onde precisa melhorar e quais os temas que mais possui dificuldade.

Além disso, a resolução de questões também mostra onde você errou, e por isso é interessante estudar com questões comentadas.

Se possível, crie um caderno de questões com comentários sobre os erros e acertos, para lhe auxiliar no aprendizado e nas suas revisões.

Refaça as questões sempre que puder

E por falar em cadernos de questões e revisões, refazer as questões pode ser bem interessante para o seu aprendizado.

Uma dica bem legal é criar filtros nas questões, conforme o seu aprendizado e percepção. Por exemplo, você pode separar e descrever as questões da seguinte forma:

  • Questões respondidas erradas, mas que devem ser resolvidas novamente;
  • Questões muito difíceis que você não sente segurança em responder;
  • Questões fáceis e de grande relevância para o conteúdo estudado;
  • Questões com pegadinhas sobre o conteúdo estudado.

Registre o percentual de erros e acertos

Medir o desempenho é uma parte muito importante para os estudos e para a percepção dos resultados.

Lembre-se que o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Portanto, utilize do percentual de erros e acertos para descobrir onde está indo melhor e onde pode melhorar.

Essa técnica serve para você compreender os seus pontos fortes e fracos, e onde você deve aplicar e dedicar mais horas de estudo até a data da prova.

Faça simulados

Os simulados são essenciais para a prática do concursando antes da prova, tanto para avaliar os conhecimentos quanto para se preparar para o dia da prova.

Óbvio, fazer um simulado é diferente de fazer a prova de concurso, mas quanto mais você praticar, menor será o choque e o nervosismo no dia da prova.

Se possível, simule a sua prova em quantidade de questões, dificuldade, banca e tempo de realização, para poder avaliar o seu desempenho real.

Considerações finais sobre a resolução de questões

De fato, a resolução de questões é um dos meios mais comuns para estudar efetivamente para concursos.

Sendo assim, é clara a importância da resolução de questões ao longo da jornada de estudos, tanto para a prática quanto para a revisão e para a avaliação de resultados.

Um detalhe muito importante: é comum errar bastante no começo da jornada e dos ciclos de estudos, mas não desista. Continue praticando até obter um bom desempenho.

Lembre-se que a jornada até a aprovação existe bastante consistência e prática até a tão sonhada posse.

como estudar para concursodicas de estudoestudar para concursoresolução de questões