Veja as 6 melhores dicas para passar em concurso público

Está cansado de estudar e não ter resultados? Então vem comigo, eu tenho 6 dicas para passar em concurso e otimizar o seu tempo!

No mundo dos concursos, um dos termos mais buscados e comentados é: quais as melhores dicas para passar em concurso público e ter bons resultados?

Independentemente se você estuda há pouco tempo ou se já possui experiência nos concursos, é fundamental melhorar e pensar maneiras de otimizar os estudos, para assim passar no concurso dos seus sonhos.

Pensando nisso, listei 06 (seis) dicas para passar em concurso, melhorar os resultados e alcançar a tão sonhada posse! Vem comigo?

6 dicas para passar em concurso público

  • 1 – Escolha uma área e foque os estudos nela
  • 2 – Crie um plano de estudos
  • 3 – Resolva questões
  • 4 – Crie mapas mentais
  • 5 – Se precisar, invista em uma boa mentoria
  • 6 – Otimize o seu horário de estudos

Antes de te contar quais as dicas para passar em concurso, quero te lembrar que estudar para concurso é uma jornada única, e muitas vezes solitária, e só você pode fazer o que precisa ser feito.

Portanto, a primeira dicas para passar em concurso é compreender que uma das maiores qualidades de um concurseiro é ser persistente e autorresponsável ao longo da jornada.

Dito isso, vamos às dicas para passar em concurso e ter resultados muito melhores.

1 – Escolha uma área e foque os estudos nela

Inicialmente, um dos maiores erros dos concurseiros, tanto iniciantes quanto veteranos, é não ter foco em uma só área, atirando para todos os lados e fazendo várias provas.

Entretanto, é importante lembrar que nem todas as áreas são compatíveis, e por isso, a  aprovação exige foco e concentração.

Não adianta estudar para concurso administrativo e policial ao mesmo tempo, ou ainda, fiscal e tribunal.

Logo, essa atitude faz com que você perca tempo e se desgaste estudando para uma carreira que você (às vezes) nem se identifique. Lembre-se: para passar em concurso público é necessário foco e dedicação total.

Para resolver essa situação, o ideal é refletir um momento e pensar: que carreira seria a carreira que eu mais amo e que viveria feliz trabalhando com ela?

Além disso, pense no seu perfil profissional, seus objetivos pessoais e o que você deseja para o futuro, confirmando a carreira dos seus sonhos.

O ideal aqui é que você tenha foco para estudar, se dedicando efetivamente para a carreira dos seus sonhos e organizando o seu tempo.

2 – Crie um plano de estudos

A segunda da nossa lista de dicas para passar em concurso é criar um plano de estudos voltado para o seu concurso.

Dessa forma, isso pode parecer óbvio e clichê, mas essa é a base para bons resultados, pois é aqui você irá organizar as disciplinas que serão estudadas dentro do seu ciclo de estudos.

O ideal aqui é que você compreenda como é a estrutura da sua prova, quais os assuntos que são mais cobrados e quanto tempo você terá para estudar.

Tudo isso é muito importante para criar um bom plano e um ciclo de estudos eficaz, voltado para passar em concurso público dentro das primeiras vagas.

Além disso, você deve ter em mente que passar em concurso público leva tempo, e deve ser considerada uma meta de médio e longo prazo, e que exigirá de você muita persistência e a capacidade de melhorar a cada prova realizada.

Sendo assim, para que você tenha sucesso em seus estudos, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Defina o tamanho do seu ciclo de estudos, contabilizando as horas disponíveis, disciplinas e seus pesos na prova;
  2. Analise as disciplinas e conteúdos com base no edital, dando ênfase naquelas que você mais tem dificuldade, já que ela irá demandar mais tempo e atenção no ciclo;
  3. Estabeleça as horas diárias de estudo e o tempo de cada disciplina. Um exemplo: você pode definir 04 (quatro) ciclos de 50 minutos, com uma pausa de 10 minutos;
  4. Distribua os blocos de cada matéria;
  5. Cumpra o seu ciclo e verifique se é necessário ajustar.

Geralmente, uma das melhores dicas para passar em concurso público é compreender como você funciona e qual a maneira mais efetiva para você, criando autonomia e ajustando os seus estudos conforme a sua necessidade.

3 – Resolva questões

Não tem como fugir: inevitavelmente, se você quer passar em concurso público, vai precisar estudar a parte teórica e ainda resolver questões para aplicar os conceitos na prática.

Sendo assim, outra das nossas dicas para passar em concurso (que inclusive vale ouro) é resolver questões e avaliar os resultados das questões resolvidas.

De modo geral, resolver questões e simulados é um bom termômetro para saber como a banca cobra os assuntos, quais assuntos você tem mais dificuldades e onde será necessário melhorar o ciclo de estudos.

Além disso, a resolução de questões é essencial para fixar e revisar os conteúdos estudados.

E ainda vou te dar uma dica bônus: faça um caderno de questões, registrando as questões que mais tem dificuldade e anotando os gabaritos e conceitos que ainda tem dificuldade.

Assim, você irá criar um bom material de revisão, e ainda fixar melhor os conteúdos estudados.

4 – Crie mapas mentais

Se no ponto anterior você revisou os conteúdos e fez resumos, aqui você irá descomplicar estes resumos com mapas mentais.

Portanto, outra das nossas dicas para passar em concurso é: faça mapas mentais que sejam simples e que você consiga entender com facilidade.

De modo geral, os mapas mentais são a visualização gráfica de todo o conteúdo que você deseja, fazendo com que você associe o conteúdo de maneira mais fácil, criando gatilhos e conexões entre os temas e assuntos.

Com os mapas mentais, você encurta o seu tempo de estudos fazendo resumos escritos e ainda facilita a revisão, otimizando o seu tempo e desenvolvendo um meio de melhorar e assim passar em concurso.

LEIA MAIS:

5 – Se precisar, invista em uma boa mentoria

Também listamos como uma das dicas para passar em concurso o investimento em uma boa mentoria, caso você avalie que seja necessário.

Sabemos que nem todo aprende ou consegue estudar sozinho, e por isso, a mentoria pode ser de grande ajuda pelo fato de que os professores e mentores acompanham todo o processo de estudo.

Normalmente, as mentorias já dão um ciclo de estudos pronto, além de realizar reuniões constantes com os concurseiros para identificar onde estão as dificuldades, e assim facilitar o processo de como estudar para concurso.

6 – Otimize o seu horário de estudos

Por último, mas não menos importante, temos o último item da nossa lista de dicas para passar em concurso, que é otimizar o horário de estudos.

Sabemos que muitos concurseiros tentam equilibrar estudo e trabalho, dispondo de menos tempo do que alguns concorrentes e ainda tendo que lidar com o cansaço de uma jornada de trabalho.

Independente se você trabalha ou não, existem meios de otimizar o horário de estudos e não perder tanto tempo, sendo eles:

  • Levante um pouco mais cedo do que o habitual, se você funciona bem pelo turno da manhã;
  • Tenha os seus conteúdos de estudo sempre à mão, seja no celular ou impressos, utilizando o horário do almoço para estudar um pouco;
  • Faça o download das suas aulas e escute no fone enquanto se desloca para o trabalho ou para a faculdade.
  • Tire um tempo no fim de semana para fazer as suas revisões;
  • Não perca tempo demais com redes sociais, pois elas podem te distrair facilmente;
  • Melhore a sua rotina de sono para que você esteja descansado.

Estas são as dicas para passar em concurso público mais eficazes, simples e aplicáveis que você poderá encontrar.

Contudo, é importante lembrar que você deve dar o primeiro passo para aplicar estas dicas para passar em concurso, para assim alcançar o seu cargo dos sonhos.

Considerações Finais

Estudar para concurso público não é uma tarefa fácil como se imagina, principalmente por ter que lidar com conteúdos exaustivos e toda a complexidade que é trilhar esse caminho.

Espero que as dicas para passar em concurso público faça sentido para você e para a sua rotina, fazendo a diferença e melhorando o seu desempenho.

Entretanto, saiba que você não está sozinho nessa jornada, e que aqui no site temos várias dicas de estudo para lhe ajudar a melhorar nos estudos.

Ademais, desejo bons estudos aos concurseiros que estão trilhando o seu caminho, e nos vemos na posse!

Receba novidades pelo Canal do Telegram

LEIA MAIS:

Comentários estão fechados.