5G chegou ao Brasil nesta semana; conheça a tecnologia

Brasília será a primeira cidade do país a receber 5G puro, que oferece mais velocidade. Esclareça suas duvidas sobre a rede móvel.

Enfim, a tecnologia 5G chega ao Brasil nesta quarta-feira (6). Brasília é a primeira cidade do país a ter a versão pura da tecnologia, que oferece mais velocidade. Até então, apenas 5G DSS estava disponível, uma versão mais limitada que representa uma espécie de transição entre a quarta e a quinta geração da rede.

A Agência Nacional de Telecomunicações ( Anatel ) diz, que São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa receberão a tecnologia em uma segunda fase, mas ainda não há data fixa. O prazo para todas as capitais brasileiras obterem o 5G é 29 de setembro de 2022.

Inicialmente, as capitais receberiam a nova geração de internet móvel até 31 de julho, mas dificuldades logísticas com importação de equipamentos levou a Anatel a estender o prazo até setembro. A previsão é que o 5G chegue a todas as cidades do Brasil até dezembro de 2029.

Ademais, a quinta geração de internet móvel promete uma revolução: velocidades de conexão ultrarrápidas, avanços em tecnologias como carros autônomos e capacidade de conectar vários objetos ao mesmo tempo com a Internet.

O que é 5G?

É a nova geração de internet móvel, uma evolução da atual conexão 4G. A promessa é que trará mais velocidade para download e envio de arquivos, reduzindo o tempo de resposta em entre diferentes dispositivos e torna as conexões mais estáveis.

Você também precisa ler:

 

Este desenvolvimento da rede permite conectar vários objetos à Internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso agora pode ser conectado com 4G, mas podemos esperar melhorias na conectividade.

O que significam Mbps, Gbps, MHz e GHz?

  • Hz: Hertz, é a unidade de medida de frequência de onda e é igual a um ciclo por segundo.
  • MHz: Megahertz, igual a 1 milhão de Hertz (1 milhão de ciclos por segundo).
  • GHz: Gigahertz, igual a 1 bilhão de Hertz (1 bilhão de ciclos por segundo) .
  • Bps: Bits por segundo é a menor unidade medida de transferência de dados por segundo.
  • Mbit/s: megabits por segundo, igual a 1 milhão de bits por segundo.
  • Gbit/s: gigabits por segundo, igual a 1 bilhão de bits por segundo.

Quanto melhor que 4G (na prática)?

Inicialmente, a velocidade média do 4G no Brasil entre as quatro maiores operadoras é de 17,1 Mbps (megabits por segundo).

O valor pode variar de região para região, operadora utilizada e até mesmo o tempo que uma pessoa acessa a rede. Nesse sentido, uma conexão 4G com excelente desempenho atinge quase 100 Mbps.

Por outro lado, a tecnologia 5G pode atingir velocidades entre 1 e 10 Gbps, uma diferença de 100 vezes ou mais em relação ao 4G. Contudo, nem sempre essa nova tecnologia atinge velocidades absolutas, mas a melhoria pode ser significativa.

Essa diferença afeta apenas a velocidade. Mas o 5G também promete baixa latência, que é o tempo mínimo de resposta entre um dispositivo e os servidores de internet — aquele atraso que ocorre nas videochamadas quando é preciso esperar alguns segundos para que a pessoa do outro lado veja e ouça o que estava falando.

Com 4G, a latência é de 50 a 70 milissegundos com latência muito boa. Com 5G pode ser entre 1 e 5 milissegundos. Estamos falando de uma redução de 10 vezes no tempo que leva para a informação viajar pela rede.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.
4 dicas de aplicativos para você se manter organizado5g5G chega ao Brasil5G chega ao Brasil nesta quarta5g no brasil5g tecnologia do brasilAplicativos para organizaçãoappleapple condenadaAppscelular roubadoComo aumentar vida útil de notebookcomo contar um segredocomo denunciar o stalkingComo se manter organizadoComo se proteger de golpes no whatsAppcompra vituralcompras onlinecriar metaversocuriosidades metaversodecentralanddicas de tecnologiadicas de tecnologia hojedicas do instagrameletrônicos preçoempregos estranhos metaversoempregos no metaversoevitar o roubo de dadosfacebookfashion week metaversonfuturo da internetgb whatsappGolpes no WhatsAppgoogleigreja no metaversoinformações de internetinstagraminteligência artificialinternetinternet atualinternet hojelei de proteção de dadoslei sansionada stalkearlgpdlgpd na práticalinkdmmark zuckbergmedicinamedicina do futuromedicina hojemetaverso hojemundo digitalnanotecnologianotíciasnotícias do metaverçoo que é lgpdo que é metaversoo que é stalkingo que é vpno que é youtube vancedpáginas de confissão anônimapreços altos dos eletrônicosrealidade aumentadarealidade virtualrealidade virtual hojerobôs na medicinaRotina Organizacionalroubo de dadossegredos anônimos na internetSegredos obscurosSegurançasoftwaresoftware metaversosstalkeadorstalkearstalkingtecnologiatecnologia 5gtecnologia aumentadaTecnologia como previnir o roubo de dadostecnologia hojetecnologia na medicinatelefone roubadotik toktiktoktrabalhar no metaversoVeja como aumentar a vida útil do seu notebookVida útil aparelhovideo-conferenciavpnwhatsappyoutube como usaryoutube vanced