Escrever melhor: 5 hábitos diários que ajudam. Saiba mais!
Tem dificuldade para escrever e-mails, relatórios e outros documentos? Veja alguns hábitos simples que melhoram a redação profissional.
A frase é um alento para quem sofre com a página em branco. Afinal, a palavra exige suor e empenho até mesmo dos artistas mais brilhantes.
No entanto, fatores como a influência da tecnologia têm agravado a escrita cotidiana, diz Diogo Arrais, professor de português do Damásio Educacional.
Com a velocidade que a Internet trouxe, a maioria dos profissionais precisa se comunicar quase que imediatamente no trabalho, diz ele.
A pressa deixa mensagens ambíguas e mal construídas – o que, por sua vez, pode levar à operação erros, conflitos com colegas e até prejuízos financeiros para a empresa.
A influência da comunicação oral e a falta de familiaridade com a escrita também fazem com que muitos textos corporativos sejam acometidos por problemas estruturais, diz Rosângela Cremaschi, professora de Escrita Comunicação na Faap.
Ambiguidade, redundância, clichês, jargões, erros de sintaxe, pontuação incorreta e excesso de palavras estrangeiras são comuns, diz ela.
A boa notícia é que todas essas “infelicidades” têm cura. Aqui estão cinco hábitos sugeridos pelos professores para melhorar sua escrita:
Adote um livro de cabeceira
Você provavelmente já ouviu falar que para ser um bom escritor, você precisa ler muito. Arrais confirma o conselho e diz ainda mais: escolha um livro que lhe interesse e não passe um dia sem abri-lo, mesmo que seja apenas para ler algumas páginas.
Você também precisa ler:
- 3 dicas para economizar dinheiro ganhando pouco
- Invisto o dinheiro ou compro um imóvel para valorizar?
- Fazer dinheiro extra: 3 motivos para começar ainda hoje
- Organização financeira pessoal: 4 formas para começar a sua!
- Sair das dívidas: 2 dicas para conseguir um emprego e ter uma renda fixa
O ideal é priorizar os romances. A literatura não só traz repertório gramatical e vocabular, mas também apresenta analogias e metáforas que ajudam a escrever melhor sobre qualquer assunto, diz o professor em Damásio.
Use todas as desculpas para escrever
Se você prestar atenção, descobrirá que a vida cotidiana sempre abre espaço para pequenos ensaios. Escreva e-mails, mensagens, bilhetes, lembretes, cartas e até poesias, sugere Rosângela. O importante é aproveitar todas as oportunidades para praticar a escrita.
Arrais vai além e sugere alimentar um blog ou mesmo um perfil de rede social com mais textos de autor. Este exercício, diz o professor, não é tanto sobre o conteúdo dos artigos, mas sobre a atenção que você dá à sua forma.
Pense no leitor (e peça feedback)
Na correria do dia a dia, é comum apertar o botão enviar em um e-mail sem revisar o texto. Nada pode prejudicar mais a qualidade da comunicação, dizem os professores.
Se você quiser melhorar sua escrita, é importante reservar um minuto para revisar o que você escreveu. Faltando informação? A mensagem é realmente clara? De acordo com Arrais, é importante se colocar no lugar do leitor, ou até mesmo pedir a colegas, familiares e amigos comentários e críticas sobre sua escrita.
Desative o corretor ortográfico
Alguns profissionais são reféns de corretores ortográficos automatizados. O problema é que esses tipos de instrumentos não conseguem entender nossas ideias e estilo de escrita, diz o professor da Faap. Em vez de ajudar, a tecnologia cria confusão e incerteza.
Assim, para ganhar confiança e independência, considere substituir a ferramenta por bons materiais de referência, por exemplo um dicionário atualizado pelo novo acordo ortográfico e uma gramática confiável.
Examine o que você não sabe (ainda)
Quando se depara com uma dúvida em português, você costuma mudar a frase para evitar a construção que causa incerteza? Esse tipo de fuga é muito comum, mas desperdiça grandes oportunidades de aprendizado, diz Rosângela.
Se você está questionando a grafia de uma palavra, o uso de uma determinada expressão ou a construção de uma frase, isso é tempo, consulte os materiais de referência mencionados no ponto anterior.
Segundo a professora, a pior alternativa é ignorar o problema e assim perpetuar a dúvida.
> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!
Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.
Comentários estão fechados.